Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

5ª Semana Fluminense do Patrimônio acontece no período de 11 a 22/11


06/11/2015

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense e ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões. Esses são os objetivos da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), cuja quinta edição acontecerá entre os dias 11 e 22/11, em todo estado do Rio de Janeiro. A cada ano, um tema orienta os debates e reflexões a respeito da preservação do patrimônio material e imaterial fluminense e, para esta edição, a escolha foi: Território, Memória e Identidade Cultural, cujo objetivo é sensibilizar governo, imprensa e sociedade civil sobre a importância do território e da memória na construção das identidades comunitárias.

“Nas edições anteriores da Semana Fluminense do Patrimônio os debates mais calorosos orbitaram em torno de questões sobre identidade, território e memória, e por conseguinte, da imaterialidade do patrimônio que deles emergia. Esses eixos se apresentavam e se apresentam como os desafios enfrentados pelas comunidades tradicionais e pela população em geral, e é o que também alimenta questões contemporâneas sobre a noção de patrimônio. Seguindo a uma já nova tradição, a de enfrentar desafios, fomos motivados a escolher Território, memória e identidade cultural como tema para a 5ª SFP”, explica Marcos José de Araújo Pinheiro, vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da Casa de Oswaldo Cruz (COC//Fiocruz), uma das instituições organizadoras da Semana.

A Semana do Patrimônio Fluminense abriga eventos diversos, que tenham como foco a difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, inscritos por adesão. A abertura do evento será no dia 11/11, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio de Janeiro, quando está programada uma conferência com Javier Alejandro Lifschitz, professor adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Unirio e do Programa de pós-graduação em Memória Social. Na ocasião, também será lançada a publicação Olhares sobre o Patrimônio Fluminense, que reúne relatos dos eventos realizados e textos sobre os temas das quatro primeiras edições da SFP, além de fotos e poesias premiadas em concurso de mesmo nome que integra anualmente a programação da Semana. 

A cerimônia de abertura também incluiu a apresentação de três grupos culturais de Quissamã: Jongo da Machadinha, Sanfoneiros e Q’Batuque. Entre os dias 12 e 14, a semana prossegue em Quissamã com o Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF), que terá atividades no Centro Cultural Sobradinho, no Instituto Federal Fluminense (IFF) e na Fazenda Machadinha. A mostra cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense – fotografia e poesia e a Mostra de filmes Memória em Movimento também fazem parte da programação a ser realizada no município.

A Semana do Patrimônio Fluminense é organizada pela Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Casa de Rui Barbosa, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro), Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Museu do Meio Ambiente /Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Museu Nacional (MN/UFRJ). Este ano, a SFP conta com as parcerias do Centro Cultural Justiça Federal, do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Prefeitura Municipal de Quissamã, além do patrocínio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), do Grupo Libra e da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.

Conheça a programação.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar