Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui
Boletim Fiocruz Internacional

Boletim bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz)

Março / 2017
Fundo Newton apoiará projetos interdisciplinares de pesquisa e capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao vírus zika e seus impactos na sociedade. O objetivo é que os estudos resultem em cursos de treinamento, metodologias, protocolos e pesquisa social aplicada.
Coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz e ex-presidente da Fundação, Paulo Buss afirma que austeridade pode agravar pobreza: “Sem investimento em políticas públicas, o Estado brasileiro empobrecerá junto com a população e não terá condições de mitigar as causas que levarão pessoas a desenvolver mais doenças e a morrer mais precocemente".
Representantes da Fundação Oswaldo Cruz reúnem-se com uma comitiva da União Europeia (UE) para reunião sobre resistência antimicrobiana. Comissário europeu afirma que contexto internacional desafiador exige "“coordenação muito boa. E precisamos de instituições que ofereçam pessoas, recursos e laboratórios para lidar com esses desafios”.
Convênio de colaboração para promover e fortalecer as relações entre os dois organismos. O termo foi firmado em reunião no Castelo da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e da diretora executiva do Isags, Carina Vance.
Em sua primeira visita oficial, a presidente da Fiocruz tratou de acordos de cooperação já existentes entre a Fundação e o Reino Unido, assim como de possíveis novas colaborações entre a instituição e o país europeu.
Encontro promovido pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) em Atlan reuniu grupo de pesquisadores e representantes do poder público e da indústria em busca de estratégias para controle do Aedes aegypti em territórios norte-americanos. Pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Denise Valle apresentou algumas das abordagens adotadas no Brasil.
Nova parceria do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) reúne instituições de saúde do Brasil, do México e do Peru e estuda o uso do truvada como forma de prevenir a infecção por HIV de populações vulneráveis.
Experiências exitosas de formação em saúde pública estarão em pauta no I Colóquio Latino-Americano de Formação em Saúde Pública, a ser realizado entre 8 e 10 de maio, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). O encontro tem o objetivo de estreitar o diálogo e o crescimento conjunto de instituições-chave do Brasil e de Cuba que, cotidianamente, enfrentam o desafio de qualificar recursos humanos para seus sistemas de saúde.

Boletim Fiocruz International
Informativo bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), editado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Expediente Fiocruz Internacional | cancelar inscrição