Portal Fiocruz
Publicado pelo Portal Portal Fiocruz (https://portal.fiocruz.br)

Início > Nova edição do 'Radar Covid-19 Favelas' destaca 30 anos do SUS

Nova edição do 'Radar Covid-19 Favelas' destaca 30 anos do SUS

 

[1] A terceira edição do informativo Radar Covid-19 Favelas [2] traz em destaque os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), completados em setembro. Também foram coletados relatos sobre a dinâmica de contágio em ocupações urbanas e conjuntos habitacionais da cidade do Rio de Janeiro; relatadas modificações no sistema de avaliação da rede estadual de educação em função da pandemia; e a suspensão da liminar que garantia o abastecimento de água para todas as pessoas durante o período de crise sanitária. A nova edição pode ser acessada na íntegra aqui [2].

A seção Megafone abre com trechos da entrevista com a pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Lígia Bahia sobre o elevado número de mortes evitáveis pelo novo coronavírus e uma possível “Comissão da Verdade da Covid-19”. O aniversário de 32 anos da Constituição Federal Brasileira (apelidada de “Constituição Cidadã”), os 30 anos do SUS e a semana do Agente Comunitário de Saúde são lembrados nessa seção. A resolução que aprova automaticamente todos os alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro em 2020 também é objeto de debate. 

Em O que tá pegando nas favelas?, o desmonte da Estratégia de Saúde da Família e descaracterização do papel do Agente Comunitário de Saúde é tema do artigo de Deley do Acari, O novo normal sem agente comunitário de saúde será pior que o velho. O estado de contágio por Covid-19 na Colônia Juliano Moreira, na zona Oeste do Rio de Janeiro, e na ocupação Carandiru – próxima ao acesso à favela do Jacarezinho, na Zona Norte – são tratados  nos textos de Neide Belém de Mattos e Bianca Peçanha. 

O artigo Água, direito humano pra quem?, de Fábio Monteiro, da Cooperação Social, problematiza a queda da liminar conquistada pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) que garantia o abastecimento de água para todas as pessoas, independentemente de pagarem tarifa. Fechando a seção, Francisco Valdean comenta a exposição virtual Maré na Pandemia, no ar desde o primeiro dia do mês de outubro.

O espaço de Debates traz trechos das falas de Sônia Fleury, pesquisadora da Fiocruz e coordenadora do Dicionário Carioca de Favelas Marielle Franco, e Itamar Silva, da Associação Escola sem Muros - Grupo ECO, durante o encontro Para Além da Pandemia: atuações e possibilidades de ser favela no Rio de Janeiro, promovido pelo projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz. O debate virtual está disponível aqui [3]. Monique Cruz, assistente social e integrante do Fórum Social de Manguinhos, apresenta o texto Eu tenho sofrido muito, o trabalho doméstico é muito pesado, que reflete sobre infâncias, cuidados e exploração do trabalho das mulheres negras na pandemia.

O texto Pandemia em questão: Juventude e favela em perspectiva, com autoria coletiva de membros do movimento Levante Popular da Juventude, encerra a terceira edição do informativo. A publicação usa como base de coleta dos relatos as mídias sociais de coletivos de favelas cariocas, o contato direto com moradores, lideranças e movimentos sociais e busca sistematizar, analisar e disseminar informações sobre a situação de saúde nos territórios em foco em cada edição. Lideranças e comunicadores populares podem enviar sugestões de pauta, matérias e crônicas sobre a Covid-19 em seus territórios para o e-mail radar.covid19@fiocruz.br [4]. O Radar Covid-19 Favelas e o Boletim Socioepidemiológico nas Favelas são iniciativas da Sala de Situação Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro. 

Especial Covid-19 [5]
Observatório Covid-19: informação para ação [6]
Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz traz análise de seis meses da pandemia no Brasil [7]
Covid-19: cronograma da vacina será mantido com bons resultados em estudos clínicos [8]
Olhares sobre a Covid-19: VideoSaúde apresenta novos filmes selecionados [9]
Seminários discutem o planejamento escolar no contexto da pandemia [10]
Peso: 
1
Data de publicação: 
terça-feira, 20 Outubro, 2020
Crédito: 
Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)
Doença(s) relacionada(s): 
Coronavírus [11]
Testeira 120 anos?: 
Não
É importada?: 
Não
Data orignal: 
terça-feira, 20 Outubro, 2020
Exibir na página: 
Populações vulneráveis
Covid nas favelas
Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia
Observatório Covid-19
.node-unpublished { background-color: #fff !important; }

Imagem Fiocruz de A a Z

  • Acesso aberto
  • Acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado
  • Banco de imagens
  • Banco de Leite Humano
  • Bibliotecas
  • Canal Saúde
  • Carta de Serviços Fiocruz
  • Castelo: Patrimônio da ciência
  • Centro de Relações Internacionais em Saúde
  • Ciência aberta
  • Coleções biológicas
  • Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça
  • Congresso Interno
  • Conselho Superior
  • Controle de qualidade
  • Coordenação de Cooperação Social
  • Coronavírus
  • Cursos
  • Dengue
  • Editora Fiocruz
  • Escola Politécnica
  • Fiocruz Vídeo
  • Galeria de Honra
  • Galeria de presidentes
  • Gestão de pessoas
  • História
  • IdeiaSUS
  • Lei da Biodiversidade
  • Licitações
  • Monitores e observatórios
  • Mulheres e meninas na ciência
  • Museu da Vida
  • Organograma
  • Oswaldo Cruz
  • PenseSUS
  • Portfólio de inovação
  • Produção audiovisual
  • Programa Inova Fiocruz
  • Programa Institucional Violência e Saúde
  • Programas sociais
  • Publicações
  • Relações internacionais
  • Repositório institucional - Arca
  • Sergio Arouca
  • Unidades e escritórios
  • Vacinas
  • VideoSaúde Distribuidora
  • Visite a Fiocruz
  • VPAAPS: Água & Saneamento

Imagem Fiocruz de A a Z

Campus Sede:
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - CEP: 21040-900 - Tel: (0xx21) 2598-4242

  • Índice alfabético
  • Expediente


Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


creative commons O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.






logo todo somos SUS Logo 120 anos Logo governo federal

URL: https://portal.fiocruz.br/noticia/nova-edicao-do-radar-covid-19-favelas-destaca-30-anos-do-sus

Links
[1] https://agencia.fiocruz.br/sites/agencia.fiocruz.br/files/u34/radar-03_-final_19.10.2020.pdf
[2] https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/radar-03_-final_19.10.2020.pdf
[3] https://www.youtube.com/watch?v=VOD-f1ODjss
[4] mailto:radar.covid19@fiocruz.br
[5] https://portal.fiocruz.br/coronavirus
[6] https://portal.fiocruz.br/observatorio-covid-19
[7] https://portal.fiocruz.br/noticia/boletim-observatorio-covid-19-fiocruz-traz-analise-de-seis-meses-da-pandemia-no-brasil-0
[8] https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-cronograma-da-vacina-sera-mantido-com-bons-resultados-em-estudos-clinicos
[9] https://portal.fiocruz.br/noticia/olhares-sobre-covid-19-videosaude-apresenta-novos-filmes-selecionados
[10] https://portal.fiocruz.br/noticia/seminarios-discutem-o-planejamento-escolar-no-contexto-da-pandemia
[11] https://portal.fiocruz.br/taxonomia-geral-05-doencas/coronavirus