role o mouse para baixo

SUMÁRIO

Apresentação/Histórico

Diagnóstico | Resultados – 1o ciclo de editais

Perspectivas do Programa

APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO

PROPÓSITO

Promover a inovação de pesquisas na área de saúde visando à entrega de conhecimento, produtos e/ou serviços à sociedade.

VALORES

Inovação

Excelência

Transparência

Inclusão

Colaboração

Leia o relAtório
na íntegra

Lançado em 2018, o Programa INOVA Fiocruz busca estimular a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação com ações articuladas em todas as áreas de atuação institucional. É também um compromisso de investimentos contínuos e sustentados no Sistema Fiocruz de CT&I, com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), do Fundo Fiocruz de CT&I e dos Fundos Privados, que já somam, aproximadamente, R$ 135 milhões nesses investimento em quatro anos.

O Programa INOVA tem como propósito promover a inovação de pesquisas na área de saúde, visando à entrega de conhecimento, produtos e/ou serviços à sociedade e tem como valores: inovação, excelência, transparência, inclusão e colaboração. O investimento neste Programa é mais um instrumento de promoção e difusão do potencial inovador da Fundação, mantendo a integração com as necessidades de saúde da população, assim como o fortalecimento de questões estratégicas referentes ao desenvolvimento da base produtiva de bens e serviço, oferecendo uma proposta de desenvolvimento inclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Inovação em Saúde.

Este relatório tem como objetivo apresentar de forma interativa o Programa INOVA e, ao mesmo tempo, evidenciar o comprometimento da Fiocruz com a ciência no Brasil. O programa é estruturado em quatro eixos: Institucional e Cadeia Produtiva; Encomendas Especiais; Redes e Capacitação; e Desenvolvimento e já contemplou 659 projetos desde o seu lançamento até o final de 2021.

Este trabalho apresenta a governança e estrutura organizacional do Programa, bem como todos os editais lançados no período de 2018 a 2021, seus propósitos e resultados obtidos. Além disso, apresentamos uma análise dimensional dos resultados dos editais que foram finalizados no ano de 2021.

Milton Ozório Moraes e Claude Pirmez

Coordenadores do Programa Inova Fiocruz

Governança do Programa INOVA

O Programa INOVA Fiocruz está inserido na Presidência da Fundação e é conduzido pela Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB). Sua equipe é formada por uma Coordenação Geral, que contempla um núcleo estratégico e operacional. O programa tem o apoio do Comitê de Seleção e Avaliação dos Projetos e do Comitê Técnico-Científico, que reúne perfis de áreas multidisciplinares. Esta rede de interações também conta com pareceristas ad hoc, além de outros colaboradores que facilitam ações de gestão financeira e comunicação.

Os recursos destinados aos Editais do Programa INOVA Fiocruz em sua maioria, são geridos pela Fundação de Apoio à Fiocruz (FIOTEC). Como mecanismos de gestão são realizadas ações de planejamento e operacionais, além de reuniões estratégicas com coordenadores de área, comitê de seleção e avaliação, simpósios e workshops.

LANÇAMENTO DOS EDITAIS 2018

Em 2018, a Fiocruz discutiu as diretrizes institucionais no Congresso Interno e instituiu a Política de Inovação da Fiocruz com o objetivo de orientar as ações institucionais de incentivo e gestão da inovação, de forma a promover a geração de conhecimento, de produtos e de serviços e a ampliação do acesso à saúde para a sociedade. Nesse contexto, a Presidência lançou o Programa INOVA Fiocruz e quatro editais, em maio do mesmo ano, durante a edição “Sexta de Conversa”, realizada na Tenda da Ciência.

Ideias Inovadoras

Geração de Conhecimento

Novos Talentos

Produtos Inovadores

ESTRUTURA DO PROGRAMA INOVA

Eixos de Atuação

O Programa INOVA Fiocruz é estruturado em 4 eixos de atuação. Estes eixos possuem uma série de chamadas, com demandas correlatas à proposta de cada eixo. No entanto, o Propósito do Programa vai além da distribuição de recursos para o avanço em pesquisa científica:

“Promover a inovação de pesquisas na área de saúde, visando à entrega de conhecimento, produtos e/ou serviços à sociedade.”

EIXO 1

EIXO 2

EIXO 3

EIXO 4

Institucional e
Cadeia Produtiva

Desenvolvimento da cadeia de inovação desde a pesquisa até a produção, articulando estudos sociais, educacionais e de
saúde coletiva.


Investimento contínuo

EDITAIS

  • IDEIAS INOVADORAS
  • GERAÇÃO DO CONHECIMENTO
  • NOVOS TALENTOS
  • PRODUTOS INOVADORES

Encomendas Especiais

Demandas específicas da Fiocruz de acordo com a agenda prioritária do Ministério da Saúde, emergências sanitárias, emendas parlamentares, órgãos internacionais, etc.

Investimento pontual

EDITAIS

  • INOVA COVID-19 - Respostas Rápidas
  • INOVA COVID-19 - Geração do Conhecimento
  • EQUIPAMENTOS INOVA
  • TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS E SAUDÁVEIS
  • SAÚDE INDÍGENA
  • EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA
  • INOVA GESTÃO

Redes e Capacitação

Suporte à formação e capacitação no processo de inovação e em áreas de fronteira do conhecimento, bem como o estabelecimento de redes de colaboração em pesquisa.

Investimento contínuo

EDITAIS

  • PÓS-DOUTORADO JÚNIOR
  • INOVA LABS

Desenvolvimento

Desenvolvimento institucional para atender demandas de saúde locais e potencializar a obtenção de recursos (parceria com Unidades e/ou
FAP local)

Investimento contínuo

EDITAIS

  • Editais em andamento com as Unidades e Institutos
  • PERNAMBUCO
  • CEARÁ
  • BAHIA
  • PARANÁ
  • ICICT

VPGDI | VPAAPS

VPPIS | VPPCB

VPEIC

VPPIS | VPPCB

VPPIS | VPPCB

VPPIS

Para o cumprimento desse propósito, são necessários mecanismos de trans­lação do conhecimento científico para induzir impactos reais na sociedade. Por essa razão, o Programa interage com outras frentes da Fiocruz para consolidar sua estratégia de promoção da inovação, como: o Sistema de Gestão Tecnológica e Inovação Gestec-NIT (incluindo a iniciativa “Café com Inovação”), as Plataformas de Prestação de Serviços da Fundação, o Escritório de Captação e o Programa de Empreendedorismo. Tais interações geram subsídios para políticas públicas e consolidam estratégias para a translação de conhecimentos, de produtos e de serviços para a sociedade. Por fim, para que saídas concretas alcancem a sociedade e o SUS, são necessárias interações com estruturas produtivas e/ou promotoras de soluções no âmbito social, que podem ser de diversas naturezas: spin-offs e/ou startups; empresas privadas; unidades produtivas da Fiocruz (Bioman­guinhos, Farmanguinhos, Instituto de Biologia Molecular do Paraná); Secre­tarias e
Minis­térios. Com base nessa estratégia, é possível compartilhar com a sociedade os valores da Fiocruz.