Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Polo Industrial e Tecnológico da Saúde


A ideia do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, em Eusébio, nasceu dos entendimentos iniciais entre a Fiocruz e o Governo do Estado para a implantação da Fiocruz Ceará. O Polo vai agrupar instituições e empresas que trabalhem em projetos estratégicos para o desenvolvimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde, tendo a Fiocruz Ceará como sua âncora científica, e a primeira a se instalar já neste ano de 2017.

O professor Jair do Amaral Filho coordenou um estudo das Potencialidades e Perspectivas para o Desenvolvimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde no Estado do Ceará, por solicitação da Fiocruz. A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) criou uma Diretoria específica para estimular e orientar o crescimento do setor saúde na economia do Estado. Criou também uma Câmara Setorial para apoiar este setor. Constituem a câmara representantes do governo do estado, da Fiocruz, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), das Universidades, dos serviços de saúde, e das instituições de financiamento do desenvolvimento industrial.

A Fiec colocou a Saúde como uma das suas Rotas Estratégicas Setoriais 2025. A Fiocruz Ceará contará com uma Unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Produção Industrial, vinculada ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), batizada como Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais.

Voltar ao topoVoltar