Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Perguntas frequentes: Serviços de saúde


Como obter atendimento na Fiocruz?

Na página Atendimento à População é possível encontrar os pré-requisitos para ser atendido pela Fiocruz.

Na Carta de Serviços também há os endereços e telefones de todos os locais da Fundação que oferecem atendimento à população.

Meu gato está com esporotricose, como devo proceder?

A esporotricose é uma micose que pode afetar animais e humanos. Para informar-se melhor sobre este agravo, ver locais de atendimento gratuito e formas de evitar sua transmissão, leia as orientações dadas pelos pesquisadores da Fiocruz.

Posso me vacinar na Fiocruz?

O Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE/INI/Fiocruz) oferece vacinação nos seguintes casos:

Todos os indivíduos (adultos e crianças) portadores de quadros clínicos especiais, pacientes com histórico de Evento Adverso Pós Vacinal (EAPV), a partir de 18 anos de idade, atendendo as indicações do Manual dos Centros de Referências de Imunobiológicos Especiais – 2014, do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Fluxo

O atendimento é realizado através de demanda espontânea ou por marcação de consulta de segunda à sexta-feira (8h às 17h), mediante encaminhamento do médico assistente elucidando o motivo pelo qual o paciente foi encaminhado ao CRIE, com assinatura e carimbo (Ficha de Referência ao CRIE – ANEXO I). O paciente deverá trazer no dia da consulta documento com foto para o cadastro no sistema, encaminhamento médico com sua indicação clínica e caderneta de vacina para atualização.

OBS: O público infantil e os adolescentes até os 18 anos, portadores de quadros clínicos especiais ainda serão atendidos pelas pediatras mediante marcação de consulta.

Fluxo de encaminhamento de paciente com história e alergia grave a algum componente de imunobiológico ou consulta para avaliação de EAPV grave

Esse atendimento é destinado aos usuários que tenham história de alergia grave a algum componente vacinal ou indivíduos com histórico de EAPV que tenham apresentado alergia grave em dose anterior do esquema de vacinação atendendo as indicações do Manual do Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-vacinação 2014.

Os adolescentes na faixa etária de 13 aos 17 anos com história de alergia grave a algum componente ou em caso de EAPV serão avaliados pelo CRIE INI, mediante marcação de consulta.

Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Enderços e contatos
CRIE/INI/Fiocruz
Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)
Av. Brasil, nº 4.365, Manguinhos  
Tel.: (21) 3865.9124/3865.9125

Voltar ao topoVoltar