Início do conteúdo

Se as reações adversas à vacina estiverem muito intensas ou incomuns, o que as pessoas devem fazer?

Se as reações adversas à vacina estiverem muito intensas ou incomuns, o que as pessoas devem fazer?

16/09/2021
Compartilhar:

Em estudos clínicos com a vacina, a maioria dos efeitos colaterais foi de natureza leve a moderada e resolvida dentro de poucos dias. Foram identificados também menos efeitos colaterais após a segunda dose.

 

Se efeitos colaterais como dor e/ou febre estiverem incomodando, informe o seu profissional de saúde; ele poderá indicar o uso de algum medicamento para alívio destes sintomas. Após a vacinação, você pode ter mais de um efeito colateral ao mesmo tempo (por exemplo, dores musculares/articulares, dores de cabeça, calafrios e mal-estar geral). Se algum dos seus sintomas persistir, consulte o seu profissional de saúde. Procure atendimento médico imediatamente se, alguns dias após a vacinação, você tiver algum dos seguintes sintomas:

 

• sentir uma dor de cabeça grave ou persistente, visão turva, confusão ou convulsões

• desenvolver falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor nas pernas ou dor abdominal persistente

• notar hematomas incomuns na pele ou identificar pontos redondos além do local da vacinação

• sensação de desmaio ou tontura

• mudanças no seu batimento cardíaco

• falta de ar ou respiração ofegante

• inchaço dos lábios, rosto ou garganta

 

Fonte: Bio-Manguinhos/Fiocruz

Perguntas relacionadas

Coronavírus
Notícias, vídeos e outras informações sobre a pandemia

Avalie esta resposta

Voltar ao topoVoltar