Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

04/09/2017

Viagem do naturalista Carl von Martius ao Brasil é tema de debate no Museu do Meio Ambiente (6/9)

Capa do livro História Natural das Palmeiras: Uma obra de três volumes

Fonte: COC/Fiocruz

A viagem do naturalista Carl von Martius ao Brasil (1817-1820) será o tema da palestra da historiadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Lorelai Kury no Museu do Meio Ambiente em 6 de setembro, às 10h. A atividade integra o simpósio organizado no marco dos 200 anos da viagem do naturalista ao Brasil. O evento terá apresentação do pesquisador Renato Crespo e mediação de Marli Pires, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Museu do Meio Ambiente fica na Rua Jardim Botânico, 1008, no Rio.

Na programação do simpósio, promovido pelo Museu do Meio Ambiente ao longo quatro meses, especialistas de diversas áreas do conhecimento farão palestras a respeito do que Carl von Martius viu, descreveu e registrou quando viajou pelo Império do Brasil, entre os anos de 1817 e 1820. O seminário faz parte de um conjunto de eventos que tem como tema central as contribuições do naturalista alemão: a exposição Herbário: Ciência e Arte, do Herbário do JBRJ, e o 68º Congresso de Botânica.

Lorelai Kury é professora do Programa de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da COC e do Departamenteo de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Autora dos livros Representações da Fauna no Brasil, Séculos XVI-XX e Usos e circulação das plantas no Brasil, a pesquisadora publicou uma série de artigos, sendo o mais recente O naturalista Veloso, na Revista de História da Universidade de São Paulo (USP), e organizou diversas obras.

 

Voltar ao topoVoltar