Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Unidades da Fiocruz se preparam para consulta interna sobre o Termo de Referência 


08/07/2019

Por: Comunicação/GTCA

Compartilhar:

O Grupo de Trabalho de Ciência Aberta (GTCA) realizou esta semana três reuniões com profissionais que atuam como pontos focais na unidades com o objetivo de apoiar a sua atuação na mobilização da comunidade Fiocruz para a consulta interna sobre o Termo de Referência: Gestão, compartilhamento e abertura de dados, já disponível na intranet. 

No dia 1o de julho, segunda-feira, os pontos focais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Adeilton Brandão, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Márcia de Oliveira Teixeira, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), Fátima Lopes, e de Farmanguinhos, Mariana Conceição de Souza, participaram de uma reunião presencial no Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS) para compartilhar estratégias e avaliar possíveis resistências e dificuldades. O principal comentário girou em torno da possibilidade de ampliar o prazo da consulta dada a simultaneidade de atividades, tais como conclusão de semestre letivo, cursos de inverno, eleições internas, etc. 

Entre muitos aportes, os pontos focais identificaram que há desconhecimento sobre as transformações em curso - o que provoca tanto receio, especialmente em relação a autoria e crédito, como entendimento de que as inovações pertencem sempre a outros campos de conhecimento. Para contornar esta situação, eles sugeriram a divulgação de casos reais que permitam aos pesquisadores visualizarem que, em alguma medida, muitos campos já adotaram práticas de Ciência Aberta. Alguns exemplos citados foram as plataformas de compartilhamento de equipamentos, a disponibilização de dados pela área da genômica, as mudanças em revistas científicas como a Memórias do IOC. 

Já no dia 3, quarta-feira, o GTCA participou de reunião ampliada com parte da diretoria de Bio-Manguinhos, organizada por Ana Paula Carvalho e Patrícia Neves que atuam como pontos focais da unidade. Novamente, foi sinalizada a necessidade de ampliar o prazo da consulta interna dado o excesso de atividades concomitantes. De toda forma, a unidade já está desenvolvendo um plano de mobilização interno e irá promover um primeiro debate, no dia 10 de julho, em encontro com a Vice diretoria de Desenvolvimento Tecnológico (Vdtec). 

Finalizando a semana, no dia 4, quinta-feira, uma reunião virtual com a pesquisadora e Vice Diretora de Ensino e Informação, Patrícia Sampaio Veras, ampliou a conversa na Fiocruz Bahia. Patrícia avaliou que dois temas de grande interesse da unidade são as especificidades do campo da inovação e do desenvolvimento tecnológico e como equalizar a cultura do patenteamento e a perspectiva da abertura de dados.  

Em todas as ocasiões, foram apresentados os materiais de apoio da consulta interna, especialmente a página da Ciência Aberta no portal Fiocruz, que contêm informações relevantes e atualizadas, além de guias sobre o processo deliberativo e uso da plataforma on-line. As unidades também estão desenvolvendo materiais informativos próprios. NO IOC, a consulta foi divulgada no seu boletim interno, o Informe IOC. Já no INCQS, a Coordenação de Pesquisa reforçou a divulgação da consulta interna através de e-mail para os profissionais da unidade.  

Nos próximos dias, as ações de divulgação da consulta interna e mobilização para participação das unidades serão intensificadas.

Voltar ao topoVoltar