Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Tese de pós-graduação do Icict/Fiocruz ganha prêmio de pesquisadores em Jornalismo


07/10/2016

Por Graça Portela - Icict/Fiocruz

Compartilhar:

A tese de doutorado “Doença, uma noção (também) jornalística: estudo cartográfico do noticiário de capa do semanário de informação Veja (1968-2014)”, do aluno Luiz Marcelo Robalinho Ferraz, recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho - PAGF 2016, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor.

A tese de Robalinho, orientada pela pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict, Kátia Lerner, e co-orientada pelo pesquisador Patrick Charaudeau, linguista francês, professor emérito da Université Paris XIII e pesquisador do Laboratoire Communication et Politique (Laboratório Comunicação e Política), vinculado à universidade. 

Em seu estudo, Robalinho enfoca as capas da revista Veja entre os anos de 1968 a 2014, e sua abordagem teve por objetivo investigar a noção de doença construída pelo jornalismo nas últimos 40 anos usando como exemplos câncer, depressão e HIV/Aids.

A tese já mereceu destaque no Boletim Faperj e Robalinho já foi agraciado com outra honraria, este em 2012: o Prêmio Freitas Nobre para o trabalho “Entre remédios e hábitos saudáveis: análise da medicalização nos discursos de Veja e Época”. O prêmio é concedido a estudantes de doutorado que apresentam trabalhos nos GPs Intercom – Encontros de Grupos de Pesquisa em Comunicação –, que integram a programação do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

A comissão julgadora da categoria doutorado contou com as professoras doutoras Isaltina Gomes (UFPE), Ana Coiro (Cásper Líbero) e Marli Santos (UMESP). A entrega do prêmio PAGF 2016 acontece no dia 9 de novembro, às 18h, em Palhoça, Santa Catarina.

Em entrevista exclusiva ao site do Icict, Robalinho fala sobre a escolha da Revista Veja, os resultados de sua pesquisa e as perspectivas de estudos abertas.

Voltar ao topoVoltar