Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

SUS oferece diagnóstico e tratamento gratuito para tuberculose


24/03/2021

Por: Juana Portugal (INI/Fiocruz)

Compartilhar:

A Tuberculose (TB) é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch, e considerada um sério problema de Saúde Pública no Brasil. Em 2019, foram notificados 77 mil casos novos e registradas 4.500 mortes desta doença que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A Tuberculose tem cura. O Sistema Único de Saúde oferece diagnóstico e tratamento gratuitos.

O Dia Mundial da Tuberculose foi criado pela Organização Mundial da Saúde (World Health Organization - WHO) como forma de conscientização sobre a doença, a situação atual e suas formas de prevenção e controle. A data foi estabelecida durante a celebração do centenário da identificação do bacilo causador da doença, descoberta de Robert Koch anunciada em 24 de março de 1882.

Em 2021, o tema proposto pela OMS é “O tempo está passando”, para incentivar líderes governamentais e da iniciativa privada a tomar iniciativas de prevenção, diagnóstico, tratamento e pesquisa para erradicar a TB até 2030.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar