Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário sobre divulgação científica reúne pesquisadores do Brasil e do exterior na Fiocruz

Pessoa gravando uma peça de teatro do Museu da Vida no celular

05/03/2020

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove em 10 de março, às 9h, a quarta edição do seminário A Ciência da Divulgação Científica. Promovido em conjunto com o Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, o evento marca o início do período letivo do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da COC. O objetivo é promover a discussão em torno da pesquisa em divulgação científica produzida no Brasil e em outros países. A atividade acontece na Tenda da Ciência Virgínia Schall no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio.

Entre os palestrantes, estão David Kirby, dos Estados Unidos, que abordará o tema Movies, Fiction, and Science Communication, e Toss Gascoigne, da Austrália, cuja palestra será The Emergence of Modern Science Communication. A palestra de Gascoigne terá mediação da coordenadora do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da COC, Luisa Massarani. O seminário tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cinema, ficção e divulgação científica

Após a realização do seminário, no dia 10 de março, de 9h às 17h, acontece o curso de curta duração Movies, Fiction, and Science Communication, com o pesquisador David Kirby, diretor do Science Technology & Society Program, Cal Poly (Estados Unidos).

O curso será ministrado em inglês e acontecerá no Salão de Conferências Luiz Fernando Ferreira, no quarto andar do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia. 

Em suas pesquisas, Kirby investiga como as histórias contadas sobre ciência nos filmes, na televisão e em games afetam a construção de percepções sobre a ciência como força social, cultural e política. Autor do livro Lab Coats in Hollywood, o pesquisador usa abordagens dos estudos sociais da ciência e estudos de mídia para analisar as influências do audiovisual na produção de conhecimento e nos significados culturais da ciência, o papel da ciência na narrativa moderna e as colaborações entre cientistas e cineastas, entre outros temas.

O curso é organizado pelo mestrado de Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da COC e pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.

Programação: A Ciência da Divulgação Científica IV

9 de março

9h - Abertura

9h30 – The Emergence of Modern Science Communication, palestra de Toss Gascoigne, do Centre for Public Awareness of Science - Australian National University (Austrália)
Moderação: Luisa Massarani, coordenadora do INCT-CPCT

10h30 - Mesa-redonda: Pesquisa e Prática em Divulgação Científica
Jennifer Metcalfe, Econnect Communication (Austrália)
Adriano Dias de Oliveira, Museu de Microbiologia, do Instituto Butantan (Brasil)
Tattiana Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)
Rosicler Neves, Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, da Fiocruz (Brasil)
Moderação: Jessica Norberto Rocha, Fundação Cecierj

12h15 - 13h30: Brunch

13h30 - Movies, Fiction, and Science Communication, palestra de David Kirby, diretor do Science Technology & Society Program, Cal Poly (Estados Unidos)
Moderador: Fernando Alves, mestre pelo programa de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde

14h30 - Mesa-redonda: Controvérsias na ciência
Martha Marandino, pesquisadora da Universidade de São Paulo (Brasil)
Igor Waltz, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (Brasil)
Marina Ramalho e Silva, Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz (Brasil)
Moderadora: Carla Gruzman, Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz

Serviço

‘A ciência da divulgação científica IV’
Data
: 9 de março
Horário: das 9h às 17h
Local: Tenda do Ciência em Cena - Campus Fiocruz Manguinhos
Endereço: Av. Brasil, 4.365, Rio de Janeiro - RJ

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar