Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário Saúde e Segurança Pública acontece nesta terça (13/10) na Fiocruz


09/10/2015

Fonte: Luiza Gomes (Cooperação Social/Fiocruz)

Compartilhar:

Na próxima terça-feira (13/10), o seminário Saúde e Segurança Pública: Desafios nos territórios vulnerabilizados recebe a doutora em saúde pública Maria Cecília de Souza Minayio na composição da mesa 1: Segurança Pública na perspectiva dos Determinações Sociais da Saúde, no auditório do Museu da Vida. O encontro vai até às 16h30 e disponibilizará certificados de participação.

Serão debatidos os efeitos das políticas nacionais de segurança pública no campo da saúde, explorando propostas de ação, medidas e políticas compartilhadas entre poder público, instituições públicas e sociedade civil que apontem caminhos de transformação do contexto de insegurança e vulnerabilidade desses territórios.

Dados preliminares do Mapa da Violência 2015 apontam crescimento de 24% da participação de causas externas – homicídios, acidentes e suicídio – na mortalidade de jovens de 0 a 19 anos, de 1980 a 2013. Os homicídios passam de 0,7% para 13,9% no total de mortes de crianças e adolescentes. Pesquisa da Anistia Internacional identifica que das 56 mil vítimas de homicídio em 2012 no Brasil, 30 mil eram jovens de 15 a 29 anos e, desse total, 77% eram negros.

Também estarão presentes Alexandre Fonseca, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Orlando Zaccone, delegado da Polícia Civil do Estado do Rio, Paulo Ribeiro, diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Flavio Serafini, deputado estadual do Rio de Janeiro, e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e outros movimentos sociais.

As falas dos convidados darão forma a uma publicação, que será produzida pela Cooperação Social em parceria com o Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES/ENSP/Fiocruz) e distribuída gratuitamente na Fiocruz e para organizações da sociedade civil.

Conheça a programação.

Organização:

Cooperação Social da presidência da Fiocruz
Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Ensp/Fiocruz)
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Apoio:

Cooperação Social do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi/DSS/Ensp/Fiocruz)
Comissão de Responsabilidade Socioambiental de Biomanguinhos (Somar/Biomanguinhos/Fiocruz)

Mais informações: (21) 3882-9091 - Cooperação Social da Presidência

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar