Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

A Semana Mundial do Meio Ambiente é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (10/6), às 11h, ao vivo, no Canal Saúde

09/06/2021

Canal Saúde

Compartilhar:

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi criado em 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover a preservação ambiental. A data marca o início da Semana Mundial do Meio Ambiente, que este ano acontece de 5 a 9 de junho, e tem como tema a restauração de ecossistemas. O que nem todo mundo percebe é que a saúde dos diversos ecossistemas que compõe o meio ambiente tem impacto na nossa saúde.

O desequilíbrio ambiental causado por fatores provocados pelo homem, como as intensas emissões de gases do efeito estufa responsáveis pelas mudanças climáticas no planeta, afeta a saúde humana. Seja pelo aumento na intensidade de desastres naturais como enchentes e secas, seja por agravos diretos à saúde como a piora da condição de pessoas com doenças respiratórias em regiões atingidas pela fumaça de queimadas. 

Por isso, o Sala de Convidados desta quinta discute os impactos diretos e indiretos da devastação da natureza na saúde humana, na edição sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente. Nesta quinta-feira (10), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.

Para aprofundar o tema, a apresentadora Yasmine Saboya conversa, ao vivo e a distância, com o coordenador de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz e secretário executivo da Estratégia Fiocruz para agenda 2030, Guilherme Franco Netto; o líder no Povo Xucurú de Ororubá de Pesqueira/Pernambuco, Iran Xucuru; e o professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), Felipe Milanez.

Acesse a matéria completa AQUI

Voltar ao topoVoltar