Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde física e mental do trabalhador e da trabalhadora em destaque no INCQS


30/04/2019

Por: Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:

O Dia 1º de Maio não passará despercebido no INCQS/Fiocruz. Para celebrar a data, o Instituto promoverá seis palestras entre 29 e 30 de abril, com temas relacionados à saúde física e mental do/a trabalhador/a. O evento é organizado pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do Instituto. As apresentações acontecerão no auditório Sérgio Arouca (Av. Brasil, 4365, Manguinhos, em frente à creche), são gratuitas, abertas ao público geral e não requerem inscrição prévia.

“O SGT se empenha em propor atividades que possam alavancar a integração entre os trabalhadores do INCQS e da Fiocruz, iniciativa esta que tem o apoio institucional. O objetivo da Semana do Trabalhador é estimular uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores e trabalhadoras”, explica o chefe do SGT, Sérgio Reis.

29 de abril

A festividade será aberta com o tema Alimentação Saudável, exposto pela representante da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST-Cogepe), a nutricionista Wanessa Natividade, às 10h. Em sua apresentação, ela falará, dentre outras questões, sobre a importância da alimentação consciente para evitar doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão arterial etc, sobre a ingestão adequada de líquidos e sobre a política de nutrição saudável brasileira.

No mesmo dia, às 14h, será promovida a palestra Distúrbios do processamento visual binocular: Por que ler pode ser uma tarefa tão difícil?, ministrada pela especialista em Neurociência Aplicada à Aprendizagem, Eliane Nogueira Rodrigues. A palavra ‘binocular’ vem de duas raízes latinas: ‘bini’, que significa ‘duplo’ e ‘óculos’, que significa ‘olho’ e se refere ao uso conjunto dos dois olhos.

Na sequência, às 15h será apresentada a palestra As relações no trabalho, com a profissional do SGT/INCQS, Elaine Lucia. A visão que o/a trabalhador/a tem de seu trabalho, as relações que estabelece com sua atividade profissional e com o ambiente laboral e como se relacionar no ambiente de trabalho de forma saudável são alguns dos tópicos que serão discutidos.

“A preocupação é sobre como podemos lidar de forma mais saudável com o trabalho, o que traz benefício a nós mesmos e aos nossos pares”, define Elaine Lucia.

30 de abril

Felicidade é o assunto que irá iniciar o segundo dia de palestras. A coaching e mentoring (espécie de tutoria, em que a profissional mais experiente orienta e compartilha seus conhecimentos com profissionais mais jovens) Andrea Perez ministrará a palestra Felicidade agora é Ciência, às 10h.

Outras representantes da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST- Cogepe), Cecilia de Aquino e Denize Nogueira, falarão sobre Saúde mental e trabalho, às 14h. Na exposição, elas debaterão questões tais quais alguns conceitos fundamentais do campo da saúde do trabalhador, o nexo entre o trabalho e a saúde mental, desgaste e transtornos mentais no contexto trabalhista e os desafios para os profissionais da saúde, dentre outras.

A semana comemorativa será encerrada com a palestra Perfis comportamentais do trabalhador, às 15h, da psicóloga e coaching Dani Navegantes.

SERVIÇO

29/04
Horário: 10h
Palestra: "Alimentação Saudável"
Palestrante: Wanessa Natividade, Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST- Cogepe)

Horário: 14h
Palestra: "Distúrbios do processamento visual binocular: Por que ler pode ser uma tarefa tão difícil?"
Palestrante: Eliane Nogueira Rodrigues, especialista em Neurociência Aplicada à Aprendizagem

Horário: 15h 
Palestra: "As relações no trabalho"
Palestrante: Elaine Lucia, do Serviço de Gestão do Trabalhador (SGT) do INCQS

30/04
Horário: 10h
Palestra: "Felicidade agora é Ciência"
Palestrante: Andrea Perez, coaching e mentoring

Horário: 14h
Palestra: "Saúde mental e trabalho"
Palestrantes: Cecilia de Aquino e Denize Nogueira, Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST- Cogepe)

Horário: 15h 
Palestra: "Perfis comportamentais do trabalhador"
Palestrante: Dani Navegantes, psicóloga e coaching

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar