Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde, ambiente e sustentabilidade são temas de debate na Fiocruz Brasília (27/3)

Ciclo de debates

14/03/2019

Por: Nathállia Gameiro (Fiocruz Brasília)

Compartilhar:

A Fiocruz Brasília sediará o Ciclo de Debates de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade no dia 27 de março. O evento busca produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias sobre o tema, para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde e a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira. O ciclo é promovido pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz).

A primeira edição foi realizada na sede da Fundação no Rio de Janeiro e compreendeu um debate a partir do olhar ampliado sobre questões relacionadas ao Ambiente, como o olhar da ciência, da arte e da filosofia e a área de ambiente na instituição. Desta vez, a unidade de Brasília será a primeira a receber o evento, que vai circular pelas outras três regiões do Brasil, com a participação das Unidades Regionais presentes em cada uma delas.

Na Fiocruz Brasília, serão debatidos temas como a relação ambiente e vigilância à saúde, a determinação socioambiental da saúde, determinantes sociais e planejamento territorializado, além do conceito de território saudáveis e sustentáveis no cerrado e semiárido. Pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde participarão de um debate interdisciplinar sobre a relação de algumas áreas com a saúde, como agrotóxicos, biodiversidade, clima, grandes empreendimentos, saúde dos povos do campo, da floresta e água e saúde do trabalhador.

O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição prévia. Será lançada também a Coleção de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, da Série Fiocruz – Documentos Institucionais, discutindo sete assuntos relacionados ao ambiente, seus aspectos históricos no desenvolvimento do campo de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade e sua trajetória na Fiocruz.

Confira a programação da segunda edição do Ciclo de Debates

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar