Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Roda de Conversa com Boaventura de Sousa Santos: Cultura, Educação e Democracia


17/10/2019

Compartilhar:

Em sua primeira visita ao Museu da Maré, em novembro de 2015, o professor e sociólogo Boaventura de Sousa Santos se uniu à luta pela permanência do Museu no imóvel do qual estava sendo ameaçado de despejo. Desde então, Boaventura passou a ser parceiro e amigo do Museu, tendo comemorado conosco a conquista definitiva do espaço, o que ocorreu em maio de 2019. 
Em parceria com a Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) - projeto idealizado por Boaventura -, o Museu da Maré participou e realizou várias atividades e oficinas de valorização e fortalecimento das lutas dos movimentos sociais em defesa de direitos e pela democracia.
Agora estamos organizando uma roda de conversa com a UPMS, que contará também com a participação do Ex-Ministro da Cultura, Juca Ferreira. Dessa vez, a atividade envolve os seguintes parceiros: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), SEPE, Escolas Públicas locais, Fiocruz, Museu da República e a Rede de Museologia Social (REMUS-RJ). 
No contexto atual de enfrentamentos diários a tantas situações de violência e perdas de direitos, o sentimento de derrota e a angústia podem tomar conta das pessoas. Diante disso, a Roda de Conversa tem o objeto de reafirmar o poder revolucionário da esperança para fortalecer nossas lutas na construção de alternativas que rompam com o ódio e a destruição dos direitos sociais e coletivos em curso no Brasil.

SERVIÇO:
Atividade: Roda de Conversa com Boaventura de Sousa Santos: Cultura, Educação e Democracia
Data: 21 de outubro de 2019
Horário: 18h às 21h
Local: Museu da Maré – Avenida Guilherme Maxwell, 26 – Maré/RJ
Contatos: 21 3868-6748   https://www.facebook.com/museudamare/

Voltar ao topoVoltar