Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede PMA APS discute sobre Disseminação Científica


27/01/2021

Por Emerson Rocha | VPPCB

Compartilhar:

O Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), da Vice-Presidência de Pesquisas e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB), segue sua programação de debates com foco na Atenção Primária de Saúde (APS). A 2ª Reunião da Rede PMA de Pesquisas Aplicadas ao SUS, iniciada por meio do Edital de Seleção 2020, aconteceu de forma virtual no último dia 12 de novembro, contando com a participação de integrantes do PMA, coordenadores e colaboradores das equipes de pesquisa. Durante o evento, houve a participação de pessoas com deficiência (PcD), motivo pelo qual a Rede vem buscando formas para trabalhar a promoção da acessibilidade e inclusão.

Isabela Santos, coordenadora geral do PMA, abriu a reunião agradecendo a participação de todos e informando o objetivo do encontro, tendo como pauta a disseminação científica no âmbito da Rede PMA APS.  

A coordenadora adjunta, Roberta Goldstein, apresentou uma linha do tempo sobre a incorporação e aprimoramento da disseminação científica no programa. Em seguida, a assessora de disseminação científica, Isabella Koster, demonstrou o trabalho desenvolvido a partir de 2019, envolvendo o processo e a produção de peças de comunicação realizados com as equipes de pesquisas da Rede PMA Acesso, que se encerrou em julho de 2020. Ao final das exposições, os participantes da reunião contaram com um espaço para colocar suas dúvidas e comentários.

Os pesquisadores relataram, no debate, que já vêm buscando a familiarização com o tema e demonstraram entusiasmo na forma como o PMA desenvolve o apoio às pesquisas. Eles apontaram aspectos valiosos do que foi discutido, como a importância da produção das mensagens específicas para cada público selecionado, a incorporação da acessibilidade e inclusão das PcD, a importância do registro de todos os passos da pesquisa, o apoio da gestão da Rede no desenvolvimento do plano de disseminação, e a possibilidade de trocas de experiências. O conjunto das apresentações demonstrou que com a incorporação da disseminação científica praticada pelo PMA, é possível promover o envolvimento entre pesquisadores e seus interlocutores e, desta forma, a socialização do conhecimento.

Para a Rede PMA APS, o primeiro produto coletivo de disseminação científica se constituirá no desenvolvimento de um portfólio com informações dos 20 projetos de pesquisa participantes, no qual as equipes irão experimentar o processo de produção pela síntese e tradução da linguagem sobre as informações estratégicas de seus projetos tornando-as acessíveis a qualquer pessoa.

Para conhecer um pouco mais sobre como o PMA realiza a gestão das Redes de pesquisas, considerando a disseminação científica, clique aqui.
 

Voltar ao topoVoltar