Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programação da Fiocruz Minas aborda o tema de Mulheres e Meninas na Ciência


02/02/2020

Por: João Boueri

Compartilhar:

A Fiocruz Minas, em comemoração ao dia 11 de fevereiro estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher e Menina na Ciência, promoverá uma roda de conversas, gratuita e aberta ao publico, com o seguinte tema: ‘‘O conhecimento produzido por mulheres’’. 

O evento, baseado no conceito de cidade cidadã e que marcará a primeira atividade do projeto ‘‘Iniciativas da Fiocruz Minas para fortalecer diferentes territórios a partir da atração de mais meninas e mulheres na ciência’’, será realizado com debates, exibição e discussão de filmes com mulheres e uma sessão de fotos no muro do IRR/Fiocruz Minas para celebrar o dia das mulheres na ciência. As participantes serão estimuladas a publicar as fotos em suas redes sociais com a hashtag #fiocruzmulheresnaciência.

Além disso, uma das propostas do evento é que as participantes tragam as suas produções/saberes para serem apresentados à comunidade do IRR/Fiocruz Minas para fomentar o debate sobre a importância do conhecimento produzido por elas cotidianamente. 

O projeto ‘‘Iniciativas da Fiocruz Minas para fortalecer diferentes territórios a partir da atração de mais meninas e mulheres na ciência’’ tem como objetivo a formação de meninas e mulheres para atuarem em dois territórios de Minas Gerais: a cidade de Brumadinho e o Barro Preto, bairro onde fica a Fiocruz em Belo Horizonte. O projeto tem três eixos de atuação: a iniciação científica de alunas do ensino médio de escolas públicas, a construção da memória do Barro Preto pela trajetória das mulheres que trabalham e moram pelo bairro e o terceiro, uma pesquisa-ação com mulheres atingidas pelo movimento das barragens da empresa de mineração Vale.

Programação - 11 de fevereiro de 2020

13:00 - Abertura com apresentação do IRR/Fiocruz Minas e do projeto “Iniciativas da Fiocruz Minas para fortalecer diferentes territórios a partir da atração de mais meninas e mulheres na ciência” - Zélia Profeta

13:30 - Roda de conversa - tema: “O conhecimento produzido pelas mulheres”.

Moderadoras: Paula Bevilacqua (Pesquisadora do IRR/Fiocruz Minas) e convidada.

15:00 - Lanche

15:20 - Exibição de trechos do filme “Semeando vida - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics)”, seguido de debate.

Convidadas: Denise Nacif, pesquisadora da Fiocruz Minas e co-produtora do filme e Polyana Valente, pós-doutoranda da Fiocruz Minas e co-produtora do filme.

16:30 - Sessão de fotos no muro do IRR/Fiocruz Minas.

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar