Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Presidente da Fiocruz participa de Assembleia Mundial da Saúde

Nísia Trindade na Assembleia da ONU

20/05/2019

Por: Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, é uma das representantes brasileiras na 72ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS). O evento acontece entre os dias 20 e 27 de maio, em Genebra, e reúne líderes mundiais sobre o tema, como ministros da saúde e representantes de instituições de destaque na Saúde Global.

A Assembleia é o órgão decisório da OMS e este ano discutirá temas como emergências de saúde e o Regulamento Sanitário Internacional (RSI); pólio e varíola; a Agenda 2030; mudança climática, acesso a medicamentos, recursos humanos; migração; Cobertura Universal de Saúde e assuntos administrativos da Organização.

A agenda da presidente da Fiocruz na Assembleia inclui um evento realizado pela Unitaid sobre como reduzir pela metade mortes por HIV, seguida por uma reunião bilateral entre a organização e o Ministro da Saúde do Brasil, reuniões com ministros dos Brics e cientistas de destaque, além de eventos organizados pela Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e pela Wellcome sobre doença de Chagas e sobre picadas de cobras, respectivamente. 

Nísia participará como palestrante em duas mesas. A primeira é sobre o tema de um seminário recente do qual a presidente participou em Ruanda, Chegando lá mais rápido- Como podemos usar Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Acesso podem acelerar a progresso no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, organizado pela OMS e pela Wellcome, no dia 21/5. A segunda acontece no dia 24/5 em uma sessão técnica sobre a promoção de produção local de medicamentos e outras tecnologias para a saúde.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar