Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Palestras e atividades científicas marcaram os 37 anos do INCQS


21/09/2018

Por Maria Fernanda Romero e Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) comemorou o seu 37º aniversário na semana entre 10 e 14 de setembro, com uma programação que abrangeu palestras, Jornada Científica, música e bolo. O evento foi prestigiado por figuras expressivas, como a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, que estava de férias, mas compareceu à abertura; os ex-presidentes da Fundação, Akira Homma e Paulo Gadelha; a filha do poeta Manoel de Barros, a pintora Martha de Barros; e uma das líderes do movimento Reforma Sanitária e ex-esposa de Sérgio Arouca, Lúcia Souto.

Ao longo da semana, foram sete palestras, com temas diversos: poesia, doenças emergentes e reemergentes, monitoramento da qualidade de produtos e kits para diagnóstico da dengue, 30 anos do SUS, Reforma Sanitária, psicologia e Gestão do Conhecimento.

Além disto, estudantes do curso de Residência Multiprofissional em Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade de Produtos, Ambiente e Serviços, e bolsistas fizeram exposição de pôsteres e apresentações orais na VII Jornada Científica.
O evento foi encerrado com bolo e música de artistas do próprio INCQS. São eles: Izabela Gimenes Lopes (vocal), Antônio Carlos Gaspar de Vasconcellos (violão), Wlamir Moura (guitarra), Rene Antunes da Rocha (percussão) e Fábio José Campista (teclado).

Também estiveram presentes na semana de comemoração a representante da Secretaria Estadual de Saúde do RJ, Iralda Ferreira; o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio; o representante da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Win Degrave; a assessora da Presidência da Fundação, Inês Fernandes; o ex-diretor do INCQS, Eduardo Leal; o presidente da Asfoc Sindicato Nacional, Paulo Garrido e a presidente do FioSaúde, Leila Melo.

Confira cada atividade:

•    Matéria de poesia - um encontro para transver o mundo inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, com a escritora e jornalista Bianca Ramoneda:
O que o poeta Manoel de Barros, o homem encantado pelas inutilezas e insignificâncias da vida, nos diria neste momento? O diálogo entre a obra do autor e as outras áreas foi promovido pela escritora e jornalista Bianca Ramoneda na palestra Matéria de poesia: um encontro para transver o mundo inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, em 10 de setembro. Com um tom leve e revigorante, a apresentação abriu as comemorações do 37º aniversário do INCQS. Leia mais

•    Doenças infecciosas emergentes e reemergentes: riscos e possibilidades, com o professor titular da UFMS e coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio da Cunha:
O Brasil como um todo, em especial as regiões metropolitanas, vive em um verdadeiro “apartheid social”, tornando assim, impossível o controle dos vírus transmissores de doenças infecciosas com as ferramentas atualmente disponíveis. A afirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (12) por Rivaldo Venâncio, professor titular da UFMS e coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz. O infectologista palestou sobre os riscos e possibilidades de doenças infecciosas emergentes e reemergentes durante o evento de celebração do 37º aniversário do INCQS. Leia mais

•    Monitoramento da qualidade de produtos hemoderivados e kits para diagnóstico da dengue - ações de vigilância sanitária pós-mercado, com a responsável pelo Núcleo Técnico de kits do INCQS, Helena Cristina Balthazar Guedes Borges:
Compartilhar informações e promover o intercâmbio das atividades que o INCQS desenvolve. Foi o que a responsável pelo Núcleo Técnico de Kits, Helena Cristina Balthazar Guedes Borges, fez na palestra Monitoramento da qualidade de produtos hemoderivados e kits para diagnóstico da dengue - ações de vigilância sanitária pós-mercado, em 12 de setembro. A apresentação integrou a semana de comemoração dos 37 anos do Instituto. Leia mais

•    Os 30 anos do SUS: passado e futuro, com o ex-secretário de Saúde do estado do RJ e atual coordenador executivo do programa Brasil Saúde Amanhã/Fiocruz, José Noronha:
Nas comemorações do 37º aniversário do INCQS, não poderia faltar um espaço reservado para conhecimento, reflexão e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, do qual o Instituto é parte. O tema foi abordado na palestra Os 30 anos do SUS: passado e futuro, ministrada pelo ex-secretário de Saúde do estado do Rio de Janeiro e atual coordenador executivo do programa Brasil Saúde Amanhã da Fiocruz, José Noronha, em 13 de setembro. Leia mais

•    Caminhos e Percalços da Reforma Sanitária, com a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Ensp/Fiocruz, Tatiana Wargas:
É preciso recolocar a agenda política da Reforma Sanitária junto com os movimentos sociais. A saúde coletiva precisa ser o centro do debate pelos interesses da população. Essa foi a conclusão da palestra de Tatiana Wargas, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). A psicóloga e doutora em saúde coletiva palestrou sobre os caminhos e percalços da reforma sanitária, na última quinta-feira (13), durante o evento de celebração do 37º aniversário do INCQS. Leia mais

•    Quando a vida muda de rumo, com a psicóloga Jorgete de Almeida Botelho:
Como seres humanos, nos deparamos com situações que fogem ao nosso controle. Tudo é transitório e passageiro. E tudo pode mudar. A vida nos exige a todo instante se reinventar, se adaptar e mudar. O desafio é como lidamos e percebemos as perdas e as frustrações no decorrer de nossa trajetória e, ainda, obter aprendizado e ser criativo com ela.
Este foi o foco da palestra Quando a vida muda de rumo, ministrada pela psicóloga Jorgete de Almeida Botelho, em 14 de setembro, último dia das comemorações do 37º aniversário do INCQS. Leia mais

Gestão do Conhecimento e sua aplicabilidade em Organizações Públicas, com a profissional do Serviço de Gestão do Trabalho do INCQS (SGT), Elaine Lúcia da Silva:
A implantação de práticas que estimulem o armazenamento, o compartilhamento, o uso do conhecimento, além da colaboração pra gerar novos conhecimentos. Esse é o grande objetivo do INCQS no que se refere o tema gestão do conhecimento. O assunto foi apresentado na última sexta-feira (14), por Elaine Lúcia da Silva, do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do INCQS, durante o evento de celebração do 37º aniversário da unidade. Leia mais

7ª Jornada Científica
Estiveram envolvidos na VII Jornada Científica estudantes do curso de Residência Multiprofissional em Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade de Produtos, Ambiente e Serviços; e bolsistas de Iniciação Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento. Tecnológico e Inovação (Pibiti); do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); do Programa de Vocação Científica (Provoc) e do Programa dfe Estágio Curricular (PEC).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar