Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

06/08/2019

Oswaldo Cruz e as campanhas sanitárias são tema de palestra


Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Responsável pela erradicação de epidemias, pela reformulação da gestão em vigilância sanitária e pela descentralização das ações na área, o patrono da Fiocruz é o tema da palestra Oswaldo Cruz e as campanhas sanitárias, que será apresentada no INCQS/Fiocruz em 9 de agosto, às 9h, no  auditório Sérgio Arouca (Av. Brasil, 4365, em frente à creche), que será ministrada pela especialista Ana Luce Lima, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). A apresentação marca a Semana Nacional de Vigilância Sanitária, de 05 a 09 de agosto. O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia.

Oswaldo Cruz foi o primeiro diretor-geral de Saúde Pública do Brasil e responsável pelas campanhas que conseguiram erradicar, no início do século XX, a varíola, a peste bubônica e a febre amarela. Também foi diretor do Instituto Soroterápico Federal e diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), além de pesquisador e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Foi, ainda, eleito prefeito de Petrópolis em agosto de 1916, com proposta de um plano de urbanização, mas faleceu antes de implantá-lo.

Sobre a palestrante:
Além de especialista em Oswaldo Cruz, Ana Luce Girão Soares de Lima é doutora em História das Ciências e professora do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT)  da COC e possui mestrado em História Social e graduação em História, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da COC e atua na área de História e Memória, com ênfase em História das ciências e da saúde, enfocando a história das instituições científicas, os arquivos de cientistas e a preservação da memória das ciências da saúde.

Serviço:
Palestra: Oswaldo Cruz e as campanhas sanitárias
Palestrante: Ana Luce Lima, (COC / Fiocruz)
Dia: Sexta-feira, dia 9/8
Horário: 9h
Local: auditório Sérgio Arouca do INCQS
O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia.

Voltar ao topoVoltar