Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Obesidade é tema do Sala de Convidados desta quinta-feira (28/11)


27/11/2019

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

O índice de obesidade entre os brasileiros voltou a crescer depois de três anos estagnado em 18,9%. Em 2017, o Ministério da Saúde anunciou o compromisso de deter o avanço da obesidade até 2019, diminuindo esse índice para menos de 17,9%. 

O aumento maior está entre as mulheres (20,7% contra 18,7% de homens) e em grupos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos (84,2% e 81,1%, respectivamente). Os dados são de fevereiro a dezembro de 2018 da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). A Vigitel é uma pesquisa realizada todos os anos pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, para investigar hábitos de vida e fatores de risco de doenças crônicas. 

A causa é multifatorial, como afirma o secretário de vigilância em saúde, Wanderson Oliveira. “Temos questão relacionada ao trabalho, à monotonia alimentar. As pessoas estão consumindo mais alimentos com alto teor de gordura e alimentos ultraprocessados, então possivelmente há relação com esses hábitos”, conclui.

O que aconteceu de diferente do previsto no plano do governo para termos hoje mais de 50% da população do país obesa e com excesso de peso? E quais ações são propostas para reverter o cenário? Confira e participe do debate no Sala de Convidados, ao vivo, nesta quinta (28/11), às 11h, com o diretor do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE), Luiz Capriglione; o membro do corpo docente do Instituto Israelita em Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Alberto Peribanez Gonzalez; e a nutricionista funcional Karen Schlosser. Não perca!     

Dicas importantes

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 3675 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados
Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br

Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3675). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em 'Assista Agora' na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar