Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

‘Mulheres na Fiocruz: Pioneiras’ será lançado on-line


08/02/2021

COC/Fiocruz

Compartilhar:

Porta de entrada para as cientistas na Fiocruz, o curso de aplicação oferecido pelo Instituto Oswaldo Cruz desde 1908 recebeu as primeiras mulheres na década de 1920. O campo de trabalho para as pesquisadoras só começaria a se ampliar, no entanto, após a Segunda Guerra Mundial, com a valorização da ciência. Foi nesse contexto que algumas mulheres conquistaram espaço profissional que até então não existia no mundo dos laboratórios.

Pioneiras, algumas dessas cientistas são as personagens principais do documentário Mulheres na Fiocruz: Pioneiras, que será lançado na próxima quinta-feira (11/2), às 11h15, em evento transmitido pelo canal da Fiocruz no YouTube. A data marca o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela ONU em 2015, que desde 2019 integra o calendário de eventos da Fiocruz. Confira a programação completa do evento na Agência Fiocruz de Notícias. .

Narrando suas próprias histórias, as pesquisadoras Ana Kohn, Ottilia Mitidieri, Dyrce Lacombe, Monika Barth, Delir Correa Gomes e Luiza Krau (in memorian) mostram como se destacaram por seu pioneirismo nas atividades de ensino e pesquisa na instituição entre as décadas de 1940 e 1980 e como abriram caminho para as gerações seguintes. O filme tem 15 minutos de duração e busca conciliar a dimensão pessoal com a profissional, enfatizando tanto questões subjetivas, quanto aquelas relativas à vivência profissional dessas mulheres, dentro e fora da Fiocruz. 

O lançamento do documentário contará com a participação de Nara Azevedo, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), das cientistas pioneiras da Fiocruz Anna Kohn e Monika Barth, de Luiza Cristina Krau de Oliveira, representando a pesquisadora Luiza Krau, falecida em 2020, e da documentarista Cristiana Grumbach, responsável pela realização do documentário.

Vinculada ao projeto Memória Institucional – Mulheres na Fiocruz, coordenado pelo pesquisador da COC/Fiocruz Luiz Otávio Ferreira junto com historiadores da Casa, a iniciativa lançou em 2020 seus primeiros vídeos, com as cientistas Maria da Luz Fernandes LealYara Maria Traub-Cseko e Liléia Gonçalves Diotaiuti, que tiveram suas carreiras, dificuldades, conquistas e contribuições reveladas em filmes de dez minutos de duração cada.

As entrevistas de história oral realizadas para a produção dos vídeos estão sob a aguarda do Departamento de Arquivo e Documentação da COC/Fiocruz e poderão ser consultadas na íntegra.  

 

Voltar ao topoVoltar