Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançada nova edição da revista Poli


10/11/2020

Por: Viviane Tavares (EPSJV/Fiocruz)

Compartilhar:

Revista Poli - o racismo nosso de cada dia
Nova edição da Revista Poli traz um retrato das condições de vida e saúde da população negra no Brasil antes e durante a pandemia, buscando entender por que essa parcela da população morreu mais de Covid-19 do que os brancos. Especialistas explicam que as condições de moradia e trabalho, além do racismo estrutural que afeta também os serviços de saúde, são fatores relevantes nesse cenário, que se torna ainda mais complexo pela falta de dados oficiais.  

Na seção Dicionário, a publicação explica a origem e as aplicações possíveis da ideia de imunidade de rebanho, mostrando suas limitações no caso da Covid-19. O orçamento de 2021 na área de saúde, educação e ciência e tecnologia é foco de outra reportagem. A partir da análise dos números de anos antecedentes e com a previsão de esforços que continuarão sendo necessários para o enfrentamento da Covid-19, pesquisadores apontam que a proposta orçamentária entregue ao Congresso Nacional não leva em consideração a pandemia. 

Os desafios específicos do ensino remoto na educação profissional, com impactos na integração curricular dos cursos técnicos e na realização de  atividades práticas e estágio, também é tema da reportagem que aborda a realidade de mais de 478 mil estudantes dos Institutos Federis, Cefets e da própria Escola Politécnica da Fiocruz. A pandemia também foi pano de fundo para a discussão das eleições municipais, a serem realizadas em novembro e dezembro deste ano. Nesta edição, integrantes do Tribunal Superior Eleitoral e de Tribunais Regionais mostram a realidade de cada canto do país e os esforços que estão sendo feitos para adaptar o pleito a esse novo cenário. Novas regras, horários expandidos e uso de materiais de proteção fazem parte das iniciativas elaboradas a partir de um Plano de Segurança Sanitária elaborado especificamente para as eleições 2020. 

Por fim, o entrevistado desta edição é professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Eduardo Costa Pinto, que destaca questões postas pela incerteza de um futuro nada animador em relação à economia do país. Para o economista, o governo se encontra hoje diante de uma encruzilhada: driblar as regras fiscais impostas pela Emenda Constitucional que instituiu um teto de gastos federais para continuar injetando dinheiro na economia em 2021 ou garantir o cumprimento do teto, o que impediria a manutenção do programa de transferência de renda na escala atual. 

Revista Poli é uma publicação impressa editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Confira a versão online da publicação

Voltar ao topoVoltar