Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IOC/Fiocruz recebe inscrições para o Ciclo Carlos Chagas de Palestras


07/02/2019

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza a sétima edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras. A edição especial - que celebrará os 110 anos da descoberta da doença de Chagas - contará com atividades mensais associadas ao Centro de Estudos do IOC/Fiocruz, terá início no dia 12 de abril e término em 12 de julho. O evento será realizado no auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos). Estudantes, pós-doutorandos, pesquisadores e profissionais da área interessados em participar do primeiro encontro podem se inscrever até 12/4. O prazo para submissão de trabalhos, que abrangem todas as áreas de pesquisa da doença de Chagas, termina em 15/3. Os quatro melhores estudos serão selecionados para apresentações orais durante as atividades. 

Participam da organização do evento as pesquisadoras Joseli Lannes (Laboratório de Biologia das Interações) e Marli Lima (Laboratório de Ecoepidemiologia da Doença de Chagas) do IOC/Fiocruz. Para Joseli Lannes, o Ciclo chama a atenção para os avanços e desafios na busca de soluções para os problemas relacionados ao agravo. “No ano especial, em que lembramos os 110 anos da publicação da descoberta da doença de Chagas, vamos discutir questões ainda marcantes de uma doença negligenciada. Entre os destaques, estão a importância do diagnóstico na fase aguda, o tratamento adequado na fase crônica e o reforço na atenção total ao paciente, que envolve a garantia de direitos e do cuidado da saúde do corpo e da mente”, ressaltou Lannes.

O primeiro dia de atividades contará com as palestras ‘Projeto Selênio - avanços científicos e retorno ao portador da doença de Chagas’, ministrada pela pesquisadora Tania Araújo-Jorge, do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC/Fiocruz, e ‘Impactos do Programa de Exercícios Físicos na capacidade cardiopulmonar do portador da doença de Chagas’, apresentada pela pesquisadora Fernanda Sardinha, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). A programação também inclui a apresentação de um dos melhores trabalhos submetidos e a participação de membros da Associação de Portadores da doença de Chagas do Rio de Janeiro. As demais edições serão divulgadas ao longo do ano.

Saiba mais sobre as informações do evento e como se inscrever.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar