Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Intensas atividades marcam o mês de setembro na Fiocruz Mata Atlântica


25/09/2018

Por: Emerson Rocha (Fioruz Mata Atlântica)

Compartilhar:

Mario Moreira (esquerda) em visita ao Horto Escola, do CFMA

O mês de setembro foi bem marcante para o Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA). Além de diversas atividades, pesquisas e eventos, o local recebeu a visita do vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Santos Moreira, que veio conhecer de perto as instalações e os projetos do Programa de Desenvolvimento do CFMA. 

Mario Moreira estava acompanhado pelo Coordenador da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), Roberto Pierre Chagnon, e pela diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos, Carla de Freitas Campos. Juntos puderam conferir uma exposição com o histórico do campus, os projetos atuais, mapas do território e as potencialidades. 

Quem fez a apresentação foi o coordenador executivo do PDCFMA, Gilson Antunes da Silva. Ele ainda levou os visitantes para conhecer o Horto Escola e alguns dos trabalhos realizados nas áreas de Saúde Ambiental, com a flora e a fauna local. Para surpresa de todos, uma preguiça e três tucanos apareceram nas árvores, deixando o ambiente ainda mais peculiar.

Após visitar outras instalações no território do CFMA, Mario Moreira se mostrou satisfeito com a grandeza do local, tanto que sugeriu que outros projetos da Fiocruz possam ocupar alguns desses espaços.  

"É evidente que já tinha conhecimento do programa, mas a visita pôde nos proporcionar uma outra visão. Agora tenho uma ideia mais precisa do potencial que esse projeto tem para a Fiocruz. Inclusive de poder abrigar outras unidades, que estão lá no Campus Manguinhos", revelou o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional.

Moreira ainda ressaltou o cuidado dos profissionais com os prédios antigos, na área do CFMA, e indicou alternativas para a manutenção e novas descobertas do programa.

"Diria que temos um esforço grande aqui de preservação do acervo histórico. Teremos que ser criativos na busca de soluções para possíveis recursos e receitas fora do orçamento, para que a gente avance nesses projetos", disse.

Vice-presidente caminhando pelo Pavilhão Olympio da Fonseca

Ala de Cursos poderá ser usada por eventos da Fiocruz Manguinhos

O vice-presidente gostou da área do campus destinada a Ala de Cursos, que conta com cinco salas de aula e um auditório para 80 pessoas, com toda a estrutura tecnológica. Este espaço integra as instalações do CFMA como uma plataforma de uso comum, em sua condição de campus avançado, para as unidades da Fiocruz e instituições parceiras. Segundo ele, a fundação precisa utilizar mais esse espaço com suas atividades externas ao campus de Manguinhos. São instalações que podem abrigar encontros de pesquisa, educação e gestão.

"Essa foi a primeira observação feita para a gente. Logo na apresentação, comecei a cogitar a possibilidade de trazer para cá alguns eventos gerenciais que temos programados para o ano que vem. Agora é combinar com a coordenação do CFMA e trazer um grupo, não só para conhecer o espaço e ajudar na construção de alternativas, mas também de dar sentido ao local como uma plataforma institucional que pertence a toda a Fiocruz", finalizou.

O Campus Fiocruz Mata Atlântica fica na Avenida Sampaio Correa, s/n, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Outras informações pelo telefone: (21) 2448-9001. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Voltar ao topoVoltar