Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Instituto de Pesquisa em Saúde do Canadá e Fiocruz estudam parceria


08/02/2018

André Costa (CCS)

Compartilhar:

A Fiocruz, por intermédio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), e o Instituto de Pesquisa em Saúde do Canadá (CIHR, na sigla em inglês) realizaram uma reunião no último dia 14 de dezembro no campus da Fundação, no Rio de Janeiro, para avaliar uma parceria científica. As instituições avaliam fortalecer os sistemas públicos de saúde dos dois países e, considerando temas de interesse de pesquisa em comum, almejam fortalecer a colaboração. Dentre as áreas consideradas mais promissoras para futuras parcerias estão saúde indígena, atendimento primário, doenças infecciosas e cidades saudáveis.

Sobre o tema da saúde indígena, foram identificados na reunião problemas em comum entre os povos dos dois países, incluindo doenças respiratórias, dependência química e suicídio. Pesquisadores afirmaram que, a despeito dos processos de colonização diferentes, há muitos desafios em comum, e, consequentemente, necessidades conjuntas. O intercâmbio de profissionais e o incentivo à pesquisa antropológica no setor de saúde foram algumas das medidas consideradas positivas.

Ambas as partes consideraram haver grande potencial para colaboração na área do atendimento primário. Dentre os desafios identificados pela Fiocruz para a área de atendimento primário no Brasil estão a falta de saneamento e a violência em comunidades pobres de grandes cidades, além da tuberculose. A possibilidade de intercâmbio na área de saúde familiar foi enaltecida.

Já em respeito a doenças infecciosas, a Fiocruz apontou que seu setor de produção pode ser incluído nas áreas de colaboração, mais especificamente no desenvolvimento de reagentes diagnósticos. A Fiocruz também demonstrou disponibilidade para potenciais colaborações futuras em pesquisas sobre HIV/Aids e sobre resistência antimicrobiana.

Na área de cidades saudáveis, por fim, as partes concordaram que devem promover a troca de informações e de métodos de coleta de dados para análise georreferenciada.

As sugestões para etapas seguintes incluem a realização de vídeo-conferência e a formulação de um programa de cooperação entre o CIHR e a Fiocruz. 

Voltar ao topoVoltar