Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições abertas para curso internacional em farmacologia regenerativa


21/08/2019

Por: Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Estão abertas as inscrições para o curso internacional Regenerative pharmacology: emphasis on migration and function of mesenchymal stem cells, que será ministrado pela professora Sara M. Rankin, da Imperial College London, do Reino Unido. Autora de importantes contribuições no campo das ciências biomédicas, que alteraram paradigmas e subsidiaram o desenvolvimento de novas terapias, Rankim tem investigado, nos últimos anos, a mobilização de células-tronco da medula óssea.

Dentre outros achados, a especialista é responsável pela descoberta fundamental sobre diferentes mecanismos moleculares que regulam a mobilização de células-tronco hematológicas e não-hematológicas, o que levou à criação de uma terapia combinada para a mobilização seletiva de células-tronco mesenquimais. Patenteada em 2008, a invenção tem potencial translacional no campo da medicina regenerativa para o tratamento de diversas doenças, incluindo problemas cardíacos e lesões músculo-esqueléticas.

As inscrições para o curso internacional devem ser realizadas até 05 de setembro, através do Campus Virtual Fiocruz. As aulas serão realizadas de 16 a 20 de setembro, das 9h às 17h, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 – RJ). Serão oferecidas 20 vagas.

A atividade é voltada para estudantes de pós-graduação Stricto sensu, e a seleção de candidatos será baseada na apresentação de carta de interesse com justificativa com relação ao projeto de pesquisa. Inglês avançado é um dos pré-requisitos para a participação.

O curso é organizado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz e pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A coordenação é dos pesquisadores Marco Aurélio Martins e Vinicius de Frias Carvalho, do Laboratório de Inflamação do IOC.

Voltar ao topoVoltar