Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

26/07/2019

Iniciativa da Agenda Jovem Fiocruz fomenta projetos de pesquisa empírica


A convocatória "Jovens Investigadores em Juventude e Saúde" integra o projeto de autoria da Agenda Jovem aprovado no Programa Fiocruz de Fomento à inovação: Inova Fiocruz, na modalidade Ideias Inovadoras. Com o objetivo de valorizar o conhecimento dos jovens sobre os jovens e para os jovens, serão selecionadas propostas de investigação de proponentes que tenham entre 18 e 29 anos de idade e que estejam cursando ou tenham concluído graduação ou mestrado na área de ciências sociais, humanas ou da saúde. O prazo para submissão vai até 4 de agosto.

A partir de sua atuação social e na qualidade de investigadores, os jovens devem indagar o campo da saúde, por meio de uma pesquisa empírica, expressando assuntos de especial interesse da juventude com reflexões originais e apontamentos de prioridades. Considerando dados que atestam os efeitos das desigualdades socioeconômicas nas favelas e periferias, a convocatória prioriza jovens moradores e com atuação social nessas regiões, como forma de contribuir para uma formação intelectual comprometida com a realidade social.

Durante a realização da pesquisa, estão previstas as seguintes entregas a serem realizadas por cada jovem selecionado: a) relatórios parciais e finais com o detalhamento das ações que são/serão implementadas nos territórios, assim como apresentação dos resultados (qualitativo e quantitativo) obtidos e identificação de lições aprendidas que favoreceram a discussão entre saúde e juventude; c) artigo para publicação sobre a pesquisa; d) sistematização e apresentação dos resultados. Os participantes frequentarão três encontros presenciais, distribuídos ao longo do período da pesquisa. Serão convidados pesquisadores especialistas nas áreas temáticas dos projetos aprovados, que constituirão uma equipe de mentores para acompanhamento dos trabalhos.

A chamada integra um conjunto de ações da Agenda Jovem Fiocruz, uma iniciativa da Fundação de Oswaldo Cruz para fortalecer ações e diálogo sobre políticas públicas de juventude com enfoque na Saúde. Para tanto, reúne representantes de diferentes Unidades técnico-científicas da instituição, visando o aprimoramento das capacidades institucionais e atividades de mobilização e formação junto a atores governamentais e da sociedade civil. Leia o documento na íntegra.

Voltar ao topoVoltar