Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

INI abre inscrições para curso sobre diagnóstico de infecções fúngicas invasivas


16/10/2017

Por: Antonio Fuchs (INI/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) anunciou a abertura das inscrições, até o dia 1 de dezembro 2017, para o 5º Curso Internacional de Metodologias Moleculares para Epidemiologia e Diagnóstico de Infecções Fúngicas Invasivas, coordenado pelos professores Bodo Wanke (INI) e Wieland Meyer (Universidade de Sidney/Austrália). Seu objetivo é atualizar os profissionais para desenvolver um processo reflexivo sobre diagnóstico e pesquisa; consolidar conhecimentos com vista à incorporação de inovações tecnológicas e despertar o senso crítico para avaliar o que foi encontrado e igualmente estar preparado para analisar e interpretar o desconhecido e o novo.

Os professores farão uma revisão histórica sobre o desenvolvimento do conhecimento em diagnóstico laboratorial de Infecções Fúngicas Invasoras (IFI). Metodologias convencionais e novas abordagens para identificação rápida de IFI e seus agentes serão abordados durante o workshop, bem como os fatores de virulência de agentes de IFI e as metodologias moleculares para o diagnóstico de IFI e genotipagem de seus agentes.

Com carga horária de 44 horas, o curso será ministrado de 11 a 15 de dezembro, das 8h às 18 horas, na sala 223 (Laboratório) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). As inscrições deverão ser feitas através do envio do currículo lattes para carla.pena@ini.fiocruz.br. São oferecidas 25 vagas. Não será cobrada taxa de inscrição.

O curso é direcionado a profissionais graduados no campo da Micologia Médica e alunos matriculados em um programa de Pós-Graduação nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde e pontuará dois créditos para cursos de Pós-Graduação Stricto sensu do Sistema Capes. As aulas e palestras ocorrerão em português e inglês.
Imagem com data, horários e informações sobre os professores do curso

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar