Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

ICICT e GTCA dialogam sobre gestão, compartilhamento e abertura de dados 


08/07/2019

Por: Comunicação/GTCA

Compartilhar:

O Grupo de Trabalho de Ciência Aberta da Fiocruz (GTCA) realizou no dia 19 de junho uma visita técnica ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) com o objetivo de ampliar o debate sobre a gestão de dados para pesquisa dada a perspectiva de definição de diretrizes institucionais ainda em 2019. A reunião contou com a participação de diversos profissionais que colaboram em um grupo interno que debate Ciência Aberta, além da presença do Diretor Rodrigo Murtinho, a Vice-diretora de Informação e Comunicação Tânia Cristina Pereira dos Santos e a coordenadora do repositório institucional Arca Claudete Fernandes de Queiroz. 

Para fomentar o diálogo, a coordenadora do Grupo de Trabalho de Ciência Aberta (GTCA), Paula Xavier, apresentou um breve histórico do tema na Fiocruz, relembrando que a promoção da Ciência Aberta foi um dos compromissos assumidos em campanha pela atual presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; a inauguração do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) em 2016 como unidade de pesquisa interdisciplinar a partir da vinculação de grandes volumes de dados, além de reconhecer o pioneirismo do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do ICICT no reuso de dados de pesquisa para o desenvolvimento de indicadores sobre políticas e sistema de saúde, a situação de saúde da população brasileira e determinantes sociais e ambientais. 

Foram compartilhadas informações atualizadas sobre as estratégias para a implementação da Ciência Aberta na Fiocruz. Atualmente, na linha de ação de capacitação estão sendo ofertados três cursos do Programa de Formação Modular. Além disso, está em pleno desenvolvimento um modelo de oficina presencial sobre gestão de dados, que será utilizada pelo grupo de formadores em gestão de dados a partir de setembro de 2019 como base da capacitação da comunidade Fiocruz. 

Ainda no âmbito da aprendizagem, serão realizados projetos piloto em gestão, compartilhamento e abertura de dados em seis campos de pesquisa considerados estratégicos para a instituição em 2020. No entanto, a convite da RNP e do Ibict, a Fiocruz participará de uma experiência piloto, ainda em 2019, cujo objetivo é experimentar a gestão de dados e a perspectiva de abertura em uma infraestrutura tecnológica federada baseada na plataforma Dataverse. Este piloto subsidiará definições futuras em relação a soluções tecnológicas. 

A recente abertura da consulta interna sobre o Termo de Referência, através de ferramenta on-line disponível na intranet da Fiocruz, gerou diversos comentários e questionamentos que podem ser registrados na plataforma on-line como contribuição da unidade. Algumas considerações foram: o cenário de transformações rápidas e significativas nos modos de produção e comunicação da ciência e a necessidade da instituição se posicionar frente às mudanças, a relação entre a Ciência Aberta e políticas de propriedade industrial; a fragilidade institucional em relação ao campo jurídico e a defasagem em relação a demanda e os serviços jurídicos oferecidos aos pesquisadores; os pedidos crescentes para depósito de dados de pesquisa no repositório institucional Arca e a necessidade de uma infra-estrutura adequada; o reconhecimento da disposição dos profissionais da informação e da comunicação neste tema. 

Como encaminhamento da reunião, a unidade se comprometeu a ampliar o debate sobre a Ciência Aberta e, especialmente, a consulta interna sobre o Termo de Referência, para além dos presentes.

Voltar ao topoVoltar