Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

GTCA testa oficinas presenciais em gestão de dados


08/07/2019

Por: Comunicação/GTCA

Compartilhar:

Dando continuidade a implantação de estratégias de capacitação da comunidade Fiocruz em gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa, o Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) promoveu no dia 2 de julho um teste interno de conteúdos e dinâmicas a serem utilizadas em oficinas presenciais que serão ofertadas a partir de setembro de 2019. 

A ideia é que as oficinas presenciais aprofundem temas apresentados no Programa de Formação Modular em Ciência Aberta, promovido pela Vice Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) em parceria com a Escola Corporativa e o Campus Virtual. As oficinas irão abordar temas como a visão estratégica da gestão de dados para pesquisa e marcos legais nacionais em face da abertura de dados de pesquisa em saúde (especialmente dados pessoais, sensíveis ou sigilosos e direitos autorais). Além disso, serão uma oportunidade para pesquisadores conhecerem e se apropriarem do principal instrumento da gestão de dados, o Plano de Gestão de Dados. 

Após o primeiro teste interno de conteúdos e dinâmicas da oficina presencial de capacitação em gestão de dados, os materiais serão reformulados e uma nova simulação será realizada para avaliar a nova versão. A perspectiva é que as primeiras oficinas presenciais sejam ofertadas em setembro de 2019. 

Participaram da oficina: Alexandre Pinto (Gereb/GTCA), Allan Rocha (consultor externo), Ana Beatriz Aguiar (VPEIC/GTCA),  Anderson Cabral (VPEIC/GTCA), Anne Clinio (VPEIC/GTCA), Bethânia Almeida (Cidacs/Fiocruz Bahia/GTCA), Carina Lino (Escola Corporativa),  Fabiane Carvalho (Cogetic/GTCA), Fátima Martins (VPEIC/GTCA), Francisco José Nascimento (VPEIC/GTCA), Gabriela Louback (Escola Corporativa), Jaqueline Gomes (VPEIC/GTCA), Jefferson Lima (ICICT/GTCA), Jean Ngomo (Cogetic/GTCA), Jefferson Lima (ICICT/GTCA), Márcia Motta (Gereb/GTCA), Paula Xavier (VPEIC/GTCA) e Vanessa Arruda (VPEIC/GTCA).

Voltar ao topoVoltar