Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

GTCA participa do I Encontro da Rede Sudeste de Repositórios Institucionais


11/06/2019

Por: Comunicação GTCA

Compartilhar:

Paula Xavier, coordenadora do Grupo de Trabalho de Ciência Aberta (GTCA), e Anne Clinio, membro do grupo de trabalho, participaram do segundo dia (28 de maio) do I Encontro da Rede Sudeste de Repositórios Institucionais, evento promovido pela Fiocruz e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo da Rede é promover para a sociedade em geral o acesso, de forma aberta, gratuita e pública, ao conhecimento produzido pelas instituições que a compõem e tem como premissa a adoção do Movimento de Acesso Aberto ao Conhecimento.

Com a apresentação “A construção de uma Política e o debate Político para gestão e abertura de dados de pesquisa: o papel das instituições de ensino e pesquisa”, além de apresentar a estratégia da Fiocruz para a construção, coletiva e democrática, de uma política institucional sobre gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa, Paula destacou o potencial da Rede Sudeste para incidir na definição de políticas uma vez que tais infraestruturas e serviços são estratégicos para a preservação, memória e acesso ao conhecimento produzido por instituições de pesquisa. Os repositórios institucionais são um importante elemento do novo ecossistema de pesquisa que está sendo engendrado pela Ciência Aberta.
 

Já Anne Clinio destacou em sua fala que o debate internacional sobre as “infraestruturas abertas” e sobre os “comuns do conhecimento” (knowledge commons) aponta para a necessidade da comunidade científica participar da governança de infraestruturas que sustentam suas atividades. Nesse sentido, para além de usuários e provedores de informação, geralmente depositados em repositórios institucionais e plataformas corporativas, pesquisadores, estudantes e profissionais da informação devem atuar também como formuladores de políticas de informação - especialmente no que se refere a evitar a sua cooptação por grupos com interesses privados.

Além da Ciência Aberta e dados abertos, a programação do I Encontro da Rede Sudeste de Repositórios abordou também os repositórios institucionais na sua relação com a preservação digital e curadoria e novas tecnologias em RIs.

Voltar ao topoVoltar