08/07/2019
Por: Comunicação/GTCA
Durante a 5ª reunião bimestral de acompanhamento do Compromisso pela Ciência Aberta da Parceria pelo Governo Aberto (Open Government Partnership - OGP - em inglês), realizada no dia 18 de junho na Fiocruz Brasília, foi oficializado o convite pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), coordenadora do marco 7, e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), coordenadora do marco 8, para a Fiocruz participar de um projeto piloto que pretende levantar subsídios para a implantação de infraestrutura federada de repositórios de dados de pesquisa no país.
A reunião contou com abertura da Diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, e de sua assessora Márcia Motta, além de Luciano Sachetti, da Gerência de Riscos, Integridade e Transparência da Embrapa. Representando a Fiocruz, Paula Xavier e Vanessa Arruda, ambas profissionais da Vice Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), relataram as ações desenvolvidas no Marco 4 (“promoção de ações de sensibilização, participação e capacitação em Ciência Aberta”), coordenado pela fundação, e participaram das discussões de outros marcos. Na ocasião, também foi realizada a 2ª reunião de monitoramento da equipe de governo aberto da CGU, na qual a entidade e o GT da sociedade civil avaliaram as ações em curso.
Neste momento, as organizações participantes estão consolidando as informações e, em breve, o terceiro relatório de status de execução do compromisso será publicado no site da OGP.