Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz recebe visita da vice-prefeita de Shenzhen

Participantes do encontro

26/06/2019

Por: Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A vice-prefeita da cidade chinesa de Shenzhen, Wu Yihuan, visitou a Fiocruz nesta segunda-feira (24/6), ocasião em que sua comitiva se reuniu com representantes da Fundação. Estiveram presentes na reunião o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), Marco Krieger, que na ocasião representou a presidência, o coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), Carlos Morel, o vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa de Oliveira, e o coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA2030), Paulo Gadelha.

A Fiocruz possui três acordos de cooperação com a China. Um deles, firmado em Shenzhen, em fevereiro de 2018, envolve quatro instituições chinesas, o Hospital Popular de Shenzhen, o Instituto Genômico de Beijing (BGI, na sigla em inglês), o Laboratório de Microbiologia Patogênica do Instituto de Microbiologia Imunológica da Academia de Ciências Chinesa e a empresa de Telecomunicações ZTE. A parceria propôs a criação de dois centros Brasil-China de Pesquisa e Prevenção em Doenças Infecciosas (IDRPC, na sigla inglesa), um no Brasil (na Fiocruz) e outro na China), com foco em epidemias que atingem os dois países. Os outros dois documentos foram assinados entre a Fiocruz e o CDC China, em novembro de 2017, e entre a Fundação e a Academia Chinesa de Ciências, em novembro de 2018.

“Shenzhen nos impressiona por ser uma cidade nova, mas que virou uma potência tecnológica na China”, afirmou Carlos Morel, responsável pela cooperação com a China. Com apenas 40 anos de fundação, a cidade é hoje uma das mais pujantes do mundo e lidera a inovação tecnológica chinesa.

Wu Yihuan explicou que a cidade tem hoje um plano estratégico focado em saúde. “O país tem agora uma estratégia de construir uma China saudável. Então, saúde é uma de nossas prioridades municipais”, afirmou. Para alcançar esse objetivo, ela espera fortalecer as parcerias com a Fundação. “A China tem boa tecnologia, mas a Fiocruz tem um pessoal qualificado. Temos que aproveitar o melhor de cada lado”, ressaltou a representante, que possui entre suas atribuições a saúde pública e a gestão de hospitais.

A vice-prefeita aproveitou a visita para conhecer o local das futuras instalações do prédio do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) e o laboratório onde serão alocados os dois sequenciadores genéticos de última geração emprestados pelo BGI. Esta é a primeira remessa desse tipo para o Brasil e permitirá pesquisas em saúde ainda este ano, quando os equipamentos devem entrar em operação no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

Workshop do Centro de Pesquisa e Prevenção de Doenças Infecciosas 

Na quinta-feira (27/6), a parceria Brasil-China também promoverá um workshop, no Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em que cientistas chineses apresentarão suas pesquisas sobre zika e chikungunya para pesquisadores da Fundação. O encontro tem o objetivo de promover a publicação conjunta de artigos e o desenvolvimento de produtos, como diagnósticos e vacinas.

Voltar ao topoVoltar