Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz realiza Mostra Brasileira de Literacia em Saúde


07/10/2022

VPAAPS

Compartilhar:

A  Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e o Canal Saúde promovem, nos dias 13 e 14 de outubro, a I Mostra Brasileira de Literacia em Saúde. O evento será transmitido pelo canal da VideoSaúde no YouTube

A Mostra visa identificar e apresentar as experiências nacionais de aplicação do conceito de literacia em saúde nas mais diversas práticas relacionadas com a atenção, a vigilância e a promoção da saúde, em espaços acadêmicos, dos serviços ou comunitários. O encontro busca criar um espaço que possa aprofundar e debater sobre a literacia em saúde como um fenômeno social essencial para o acesso e utilização de serviços, programas e sistemas de saúde e para a garantia de direitos.


 

A Literacia Em Saúde
A literacia em saúde (health literacy) pode ser definida como a capacidade dos indivíduos em obter, compreender, avaliar criticamente e utilizar informações sobre saúde para seu próprio cuidado ou de terceiros. Ela envolve uma ampla gama de habilidades e competências, que são desenvolvidas ao longo da vida e que possuem influência de fatores demográficos, culturais, sociopolíticos e ambientais.

Estudos evidenciam que baixos níveis de literacia em saúde estão associados a maiores taxas de hospitalização e utilização de serviços de emergência, a limitações para o autocuidado de doenças e condições crônicas, a uma menor adesão ao tratamento medicamentoso e, de forma geral, a piores resultados de saúde. Nos últimos anos, porém, este conceito passou a ser utilizado para delimitar uma gama mais ampla de habilidades e competências que influenciam o processo de significação de informações sobre saúde e, como consequência, interferem nos chamados determinantes sociais da saúde.

Voltar ao topoVoltar