Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz realiza evento de integração de residências em saúde


28/03/2019

Por: Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realizou (11 e 12/3) a Semana de Integração dos Programas de Residências em Saúde, com o intuito de saudar os novos residentes das áreas Médica, de Enfermagem e Multiprofissional e apresentar a instituição. Iniciando a mesa de abertura, o doutorando do IFF/Fiocruz e representante da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG) Richarlls Martins comentou que é uma árdua tarefa estar no trabalho de treinamento em serviço. “Mais de 80% da produção de pesquisa no Brasil é produzida por nós, pós-graduandos, então temos a missão de visibilizar o nosso trabalho produzido com muito afinco em prol de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais equitativo, igualitário, universal e includente para todos”, afirmou.

Com a palavra, o diretor do Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO), Antônio Meirelles, frisou que o IFF/Fiocruz é um espaço onde é construído muito conhecimento. “Como Instituto Nacional, buscamos sempre trazer inovação, educação e a pesquisa para perto da nossa população, pois esse é o sentido, provocar, melhorar, discutir e inovar para o SUS”, pontuou ele. A seguir, o coordenador de Atenção à Saúde do IFF/Fiocruz, Antonio Albernaz, avaliou o trabalho em conjunto da Atenção à Saúde com o Ensino. “É muito importante e necessária a integração das áreas, visando sempre o bem-estar de todos, pois será um período bastante intenso”, contou.

O coordenador de Ensino do IFF/Fiocruz, Antonio Eduardo Vieira dos Santos, disse que o SUS precisa muito dos pós-graduandos. “As residências representam as categorias profissionais do Instituto, e no decorrer das atividades vão interagir entre si, pois o trabalho multiprofissional, articulado é uma das características do IFF/Fiocruz, visto que, gera muito mais benefícios para o paciente. Nós acreditamos muito na formação do profissional residente, vocês são os protagonistas e é por isso que estão aqui”, celebrou ele. O diretor do IFF/Fiocruz, Fábio Russomano, mencionou o orgulho que os trabalhadores possuem de fazer parte do Instituto. “Trabalhar no IFF/Fiocruz é especial, estamos em uma ilha de excelência, não só de conhecimento, mas de valores que a gente cultiva em prol da nossa população. Por isso, estamos sempre abertos a acolher suas questões, não só para uma boa formação, mas para que vocês tenham todas as condições de prestar o melhor cuidado aos nossos usuários”, salientou.

Encerrando a mesa de abertura, a vice-presidente de Ensino Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), Cristiani Vieira Machado, destacou que o IFF possui mais da metade das residências da Fiocruz, o que torna a unidade singular e muito importante. “Cada relação com as crianças e famílias atendidas, seja qual for o resultado, é completamente decisiva na vida dessas pessoas. Então, existe a responsabilidade, engajamento e reconhecimento de que o trabalho de fato faz a diferença e isso é fundamental na formação dos residentes, é um trabalho muito emocionante. Que os próximos anos sejam muito enriquecedores”, desejou.

Leia mais sobre o evento no site do IFF/Fiocruz

Voltar ao topoVoltar