Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz passa a integrar a Universidade Cooperativa Internacional (LUCI)


03/11/2021

SAS/VPAAPS

Compartilhar:

A Fiocruz, por meio da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), passa a integrar a Universidade Cooperativa Internacional (LUCI), uma cooperativa de investigação em saúde pública crítica. 

Segundo o coordenador de Ambiente da VPAAPS, Guilherme Franco Netto, em 2019, foi realizada uma oficina, na Casa do Povo em Paraty (Brasil), que teve por objetivo a elaboração preliminar do marco epistêmico-conceitual para a proposta de cooperação com a Universidade Paris 8, Universidade de Coimbra (Centro de Ecologia Funcional - CEF e Centro de Estudos Sociais - CES) e Universidade Nova de Lisboa (UNL), na perspectiva do Projeto da Universidade Colaborativa Internacional. O relatório completo está disponível AQUI.

A LUCI recorre tanto a teorias e epistemologias críticas do Sul como a abordagens metodológicas alternativas que promovam uma transformação social emancipadora.  Essa iniciativa dá continuidade à missão estratégica da Fiocruz para desenvolver espaços de articulação que estabeleçam diálogos interdisciplinares e interculturais da saúde coletiva entre as instituições envolvidas, em especial com as ciências sociais e humanas, a educação e as ciências ambientais, coadunando-se com os referenciais pós-coloniais, como o das epistemologias do Sul, uma das bases conceituais da cooperação.

 

No dia 29 de outubro de 2021 foi inaugurado pela Presidente da Universidade Paris 8, Annick Allaigre o espaço físico da iniciativa Universidade Cooperativa Internacional (LUCI). O espaço da LUCI está situado do Campus Condorcet, da Universidade de Paris 8, uma das mais antigas instituições de ensino superior da Europa, e localiza-se na França. O coordenador de Ambiente da VPAAPS, Guilherme Franco Netto, esteve na inauguração em Paris e representou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Em sua fala no evento, Guilherme ressaltou a importância da cooperação e também apresentou o Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS) aos participantes. 

A presidente Nísia não pode participar, mas enviou nota à Paris 8. Confira a nota na integra:

Prezada Annick Allaigre, Presidente da Universidade de Paris 8

Na ocasião da inauguração do espaço físico da Universidade Cooperativa Internacional (LUCI), situado do Campus Condorcet, da Universidade de Paris 8, registro a minha satisfação e alegria de seguirmos avançando a cooperação entre nossas instituições, juntamente com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal; a Rede Ibérica de Epistemologias do Sul da Universidade de Sevilha, Espanha, o LARTES-IFAN da Universidade Cheik Anta Diop em Dacar, Senegal; e o LISERA da MSPH Paris-Nord. 
Concebida em julho de 2019, em Paraty, Rio de Janeiro, durante a realização da Casa dos Povos, organizado pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (OTSS), da Fiocruz,  LUCI é uma iniciativa absolutamente estratégica e fundamental frente aos desafios da complexa realidade que atravessa o século XXI, marcado notadamente pela pandemia da Covid-19, suas causas e seus profundos impactos.
A LUCI - enquanto uma cooperativa de pesquisa inter-pluri-multi-transdisciplinar em saúde pública crítica; uma fábrica de treinamento em pesquisa por meio de diversas iniciativas; e um lugar experimental de dispositivos críticos para a promoção da saúde emancipatória - é um incentivo e uma oportunidade à renovação e aprimoramento do pensamento da saúde coletiva, para além dos três campos de conhecimento que a constituem: a epidemiologia, o planejamento estratégico e as ciências sociais.
Somado à LUCI, a Fiocruz tem definido estratégias de fortalecimento e estreitamento de cooperações com instituições francesas e europeias no âmbito de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino. Registro, portanto, o mais elevado compromisso da Fiocruz em contribuir para o pleno êxito da iniciativa LUCI.
Receba um fraterno abraço e minha mais alta estima e consideração.

Nísia Trindade

Voltar ao topoVoltar