05/10/2016
Por: Juliana Reis (VPEIC/Ficruz)
No dia 27 de setembro, foi lançado o Observatório em Ciência, Tecnologia, Inovação em Saúde, uma rede colaborativa que visa contribuir para a gestão e formulação de políticas institucionais em Ciência, Tecnologia e Inovação e gerar informações sobre o impacto social do conhecimento produzido pela Fiocruz, com a coordenação geral do projeto de Nísia Trindade Lima da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação e Rodrigo Stabeli, da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência.
Paula Xavier, coordenadora executiva do Observatório CTIeS, destaca o potencial da proposta: “Podemos afirmar que o observatório é um projeto inovador. E esse qualitativo inovador, não é uma tentativa de torná-lo atraente ou de agregar um tom de modernidade a esta iniciativa. Seu caráter inovador se deve ao grande desafio que está posto: capacitar a Fiocruz a adotar um novo sistema ou modelo de monitoramento e avaliação da pesquisa. ”
Os resultados iniciais da fase de implementação estão disponíveis no Portal do Observatório CTIeS são:
- Perfil dos Pesquisadores
- Perfil da Produção científica
- Perfil das Patentes
- Trajetória do Desenvolvimento Tecnológico em Diagnósticos
- Redes de Colaboração em Tuberculose
- Redes de Colaboração em Leshimaniose
O site traz notícias, opiniões, outras experiências de grupos de pesquisa e laboratórios dedicados a esta temática, entrevistas com especialistas, uma coleção especial de documentos sobre Políticas de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Tecnológico, Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia, entre outros. Ainda, destaca assuntos em discussão no mosaico sobre Impactos da pesquisa para a sociedade: por que e como monitorar e avaliar os benefícios da C&T, com a entrevista com a coordenada da Pesquisa Nascer no Brasil, Maria do Carmo Leal, a matéria produzida pela Pesquisa Fapesp sobre os impactos do investimento e um infográfico sobre oito iniciativas de indução e avaliação da pesquisa.
Mais em outros sítios da Fiocruz