Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz estabelece medidas de proteção para os trabalhadores


22/04/2020

Leonardo Azevedo (CCS) e Ascom/Cogepe

Compartilhar:

A Fiocruz vem reforçando e implementando uma série de ações para garantir a segurança e a proteção de sua força de trabalho. As iniciativas são desenvolvidas pelas coordenações-gerais de Gestão de Pessoas (Cogepe) e de Infraestrutura dos Campi (Cogic). São ações em áreas de limpeza, nutrição e transporte, apoio psicossocial e monitoramento de suspeitas e casos confirmados do novo coronavírus em trabalhadores da instituição. 

Apoio psicossocial 
A Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) dispõe de apoio psicológico e de Serviço Social para os trabalhadores de todos os campi durante a pandemia. A assistência pode ser solicitada pelos telefones: (21) 2598-4295 e 3836-2221 ou pelo e-mail psicologia@fiocruz.br.  

Segurança alimentar e nutricional 
Os manipuladores de alimentos dos restaurantes do Campus Manguinhos passaram recentemente por um treinamento para reforço de vigilância coordenado pelas nutricionistas que elaboraram o Guia Prático de Orientações para Manipuladores de Alimentos nos Ambientes Alimentares da Fiocruz – Coronavírus (Covid-19). 

Transporte  
Os veículos do serviço de Transporte Coletivo e dos ônibus internos no Campus Manguinhos estão sendo higienizados antes do acesso dos passageiros. Está sendo aplicado álcool gel 70% em maçanetas, braços dos assentos, volante, câmbio da marcha e bagageiro. Os banheiros dos veículos estão abastecidos com sabonetes e papel para que passageiros e motoristas possam fazer a limpeza das mãos e pulsos. Os veículos contam ainda com informes sobre cuidados e prevenção. O serviço de carona eventual do Transporte Coletivo foi ampliado, atendendo mais trabalhadores em atividades nas unidades do Rio de Janeiro.  

Todos os veículos elétricos do Campus Manguinhos passam por higienização constante com álcool 70%, por meio de borrifadores que foram distribuídos para os motoristas. Um veículo foi disponibilizado, exclusivamente, para o transporte de pacientes que passam pelo Posto de Orientação, no Centro de Recepção. 

Limpeza  
A Cogic tem acompanhado o trabalho feito pela empresa contratada para o serviço de limpeza, que intensificou o treinamento dos profissionais sobre o uso de equipamentos de proteção individual e a importância da lavagem constante das mãos, além de acompanhar a saúde desses trabalhadores.  

A limpeza das áreas hospitalares e ambulatoriais passou a ser feita com um produto diferente, com eficácia comprovada contra o vírus H1N1. O produto também está sendo utilizado para a desinfecção de ambientes administrativos. A limpeza das áreas comuns no campus também ganhou uma atenção especial.  

As portarias do Campus Manguinhos contam agora com dispensadores de álcool gel.  

Teste para detecção da Covid-19  
Os trabalhadores, bolsistas e estudantes que estejam atuando presencialmente nos serviços essenciais da Fiocruz no Campus Manguinhos e que eventualmente apresentem sintomas compatíveis com os da infecção pelo novo coronavírus poderão agendar o teste para Covid-19 no Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe). O Nust/CST realiza a coleta de material para a testagem, cabendo ao Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (LVRS/IOC) a testagem em si.  

Os agendamentos podem ser feitos das 9h às 11h e das 13h às 16h pelo telefone 3885-1781. As pessoas que fizerem o agendamento deverão comparecer ao Nust/CST na data e horário marcados com documento de identificação funcional.  
Sistema para monitoramento de suspeitas e casos confirmados  

Os trabalhadores e estudantes que apresentarem sintomas de doenças respiratórias deverão se cadastrar no sistema pelo endereço: https://nustcovid19.fiocruz.br/ para informar dados pessoais e funcionais, além de seu estado de saúde. As informações cadastradas são de caráter sigiloso e poderão ser atualizadas constantemente.  

Vacinação contra a Influenza 
O Nust/CST seguiu o calendário nacional e antecipou a vacinação contra a Influenza. Mais de mil trabalhadores já foram imunizados.   

Elaboração e divulgação de material informativo 
A Cogepe elaborou guias informativos e animações audiovisuais com algumas orientações para os trabalhadores. As temáticas já abordadas foram: trabalho remoto, alimentação e exercício físico e saúde mental.  

Voltar ao topoVoltar