Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz discute participação social e uso dos recursos hídricos (21/3)


20/03/2018

Por: Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e ao longo da semana cidades e países de todo o mundo discutem as questões hídricas sob seus diferentes enfoques. Para promover o debate sobre o aspecto social dos usos e gestão do recurso, a Cooperação Social da Fiocruz e o Observatório da Sub-Bacia do Canal do Cunha convidam, em parceria com o Fórum Alternativo da Água (FAMA) e o Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, para o seminário Da Nascente à Foz: participação social e uso de recursos hídricos. O evento acontece amanhã (21/3), de 9h às 17h, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz).
                  
O seminário tratará da importância da participação da sociedade civil nos comitês de bacia e conselhos estaduais de recursos hídricos, em alinhamento com a meta 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse ponto, o documento prevê que seja assegurada "a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos" até 2030.
 
A mesa da manhã tratará dos espaços de construção e deliberação sobre água, e contará com a presença José Miguel da Silva, membro do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH-BG) – que congrega representantes do poder público, usuários e da sociedade civil para as questões relativas à água; de Flora Almeida, da RedeCCAP/CBH-BG e de Suyá Quintslr, do Fórum Alternativo Mundial da Água.

Na parte da tarde, o foco do debate será o saneamento básico e a gestão de recursos hídricos. Como estudo de caso, serão apresentados os resultados da análise de amostras de água coletadas em casas de Manguinhos, feita pela pesquisadora Adriana Sotero, da Ensp. Junto à ela, Sandro Guedes, da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), e o engenheiro sanitarista Alexandre Pessoa, professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, compõem a mesa.
 
As inscrições serão feitas no local e haverá emissão de certificados de participação.

Serviço

Seminário Da Nascente à Foz: participação social e uso de recursos hídricos

Data: 21 de março de 2018
Horário: de 9h às 17h
Endereço: Auditório Térreo da Escola Nacional de Saúde Pública,  R. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Para mais informações, acesse a página do evento no facebook
Inscrições no local

Voltar ao topoVoltar