Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Ceará oferece Curso de Boas Práticas na Pesquisa Científica

14/11/2019

Compartilhar:

 

A Fiocruz Ceará realizou nos dias 13 e 14 de novembro, o Curso de Boas Práticas na Pesquisa Científica para pesquisadores, colaboradores internos e funcionários de instituições parceiras da Fundação Oswaldo Cruz no Estado.

O curso está sendo oferecido em todas as regionais da Fiocruz no Brasil. As palestras são ministradas pela coordenadora da CQuali Fiocruz,  Renata Souza. A especialista explica que o curso visa orientar toda a comunidade da instituição para conhecer e utilizar as boas práticas da pesquisa científica, seguindo uma orientação institucional definida em portaria da Presidência da Fiocruz, em 2016". 

As boas práticas incluem organização, documentação, atividades de publicação, considerações éticas, Biossegurança, supervisão e garantia de Qualidade, e recursos físicos. As práticas ajudam na obtenção de dados confiáveis e rastreáveis, redução dos riscos de resultados não reprodutíveis , geração de dados apropriados para publicação e otimização no tempo e investimentos relacionados à execução dos procedimentos. Além disto, os órgãos de fomento e instituições que registram patentes, nacionais e internacionais, têm aumentado a exigência de práticas de qualidades nos laboratórios.

O curso faz parte do Programa de Implementação de Sistema de Gestão da Qualidade na Fiocruz Ceará, coordenado pela pesquisadora Anna Carolina Machado. O programa tem objetivo de "disseminar a cultura da qualidade nos alunos, pesquisadores e colaboradores internos, bem como implementar um Sistema  da Gestao de Qualidade  transversal a todas as áreas  da unidade, explica Anna Carolina

A Fiocruz tem trabalhado na perspectiva de desenvolver boas práticas de pesquisa. Todas as unidades estão recebendo o treinamento que está na fase final. Na Fiocruz Ceará, o curso foi dividido em duas turmas. A próxima será realizada no ano que vem, em data ainda a ser definida. 
 

Voltar ao topoVoltar