Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz assina termo de cessão do prédio Vianna do Castelo

Nísia Trindade, Marcelo Crivela na assinatura do convênio

13/01/2020

Por: Tatiane Sandes (Farmanguinhos/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) assinou um convênio com a Prefeitura do Rio de Janeiro pelo qual o governo municipal cede ao instituto o uso por 20 anos do prédio Vianna do Castelo, localizado na Colônia Juliano Moreira. O edifício, de dois andares, abrigará as áreas do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (Cibs) e será utilizado como centro de pesquisas na área fitoterápica. Firmado com a Fiocruz, o documento prevê a doação de 3.392 metros de área construída.

O espaço, além de alojar todos os setores do Cibs, atualmente distribuídos entre Colônia, Hélio Fraga e o CTM, será utilizado como centro de pesquisas na área fitoterápica e de capacitação, não só neste setor, mas também em agricultura familiar, orgânica, agroecológica, análise do solo e de água, plantio sustentável, entre outros.

Para a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, a parceria é estratégica para o município e muito importante para a instituição. "É estratégica porque o imóvel fica numa região de Mata Atlântica e vai possibilitar que possamos unir o núcleo de biodiversidade da instituição, com o objetivo de desenvolver produtos fitoterápicos. Novos medicamentos vão beneficiar a população em geral”, comentou Nísia.

Além do prefeito Marcelo Crivella, da presidente da Fiocruz e do diretor de Farmanguinhos Jorge Mendonça, participaram da cerimônia de assinatura a vice-diretora de Gestão Institucional de Farmanguinhos, Silvia Santos, o chefe de Gabinete da Presidência, Valcler Rangel, o assessor de Gabinete da Presidência, Valber Frutuoso, o coordenador executivo do campus Mata Atlântica, Gilson Antunes, e a subsecretária da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Lícia Marca.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar