Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz arrecada donativos para Manguinhos e comunidade do Brejinho


16/04/2019

Por: Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:


A Fiocruz iniciou no dia 11 de abril a Campanha SOS Manguinhos e Brejinho (Cidade de Deus), em diálogo com o serviço de saúde, de assistência social, com organizações comunitárias e lideranças sociais desses territórios para recolhimento de donativos para famílias atingidas pelas enchentes de segunda-feira (8/4). A mobilização acontece por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), da Cooperação Social da Presidência, das Unidades Fiocruz e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias (CSEGSF/Ensp) articulados com o Coletivo Manguinhos Solidário. 

Ao longo da próxima semana, o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a sede de Farmanguinhos em Jacarepaguá, e o pavilhão de diversas unidades situadas no campus Manguinhos estarão recebendo doações. A prioridade será dada para alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas de cama e banho, lona e colchões.

A triagem dos donativos será feita por voluntários e encaminhados para famílias de Manguinhos e Brejinho, na Cidade de Deus, identificadas pelo serviço de saúde e assistência social das duas localidades como estando em situação de maior vulnerabilidade. Famílias com crianças afetadas pelo zika vírus em um condomínio em Santa Cruz, atendidas pela Fundação Oswaldo Cruz, tiveram perdas significativas nas enchentes e também deverão ser atendidas. O número de famílias em Manguinhos, Brejinho e Santa Cruz ainda está sendo dimensionado.

Conheça, abaixo, os pontos de coleta:

Postos de coleta na Fiocruz (Campus Manguinhos)

- Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/Ensp)
- Asfoc-SN 
- Escola Politécnica De Saúde Joaquim Venâncio (Grêmio Estudantil) 
- Instituto Nacional De Infectologia Evandro Chagas (INI)  
- BioManguinhos
- Casa de Oswaldo Cruz (Portaria do prédio do Centro de Documentação e História da Saúde)

Outras unidades
- CTM/Farmanguinhos – Cidade de Deus
- Centro de Referência Professor Hélio Fraga/Ensp – Jacarepaguá
- Instituto Fernandes Figueira (IFF) – Flamengo
- Prédio da Expansão do Campus Manguinhos – Maré 

Voltar ao topoVoltar