Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Festival de ciência acontece entre 22 e 24/6 na Fiocruz

Mulher usando um tubo de ensaio

13/06/2017

Fonte: Museu da Vida/Fiocruz

Compartilhar:

Entre os dias 22 e 24 de junho, o Museu da Vida realizará no campus Manguinhos da Fiocruz o Festival da Ciência. O evento tem como tema a biotecnologia e contará com apresentações musicais e de dança, grafite, experimentos científicos e atividades que misturam ficção e ciência.

Além da programação artística, haverá debates sobre assuntos como biologia celular, genética, transgênicos e células-tronco. O evento terá a participação de cientistas da Fiocruz e de outras instituições, como o neurocientista e professor Stevens Rehen, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, além da colaboração da Biogen Brasil, empresa da área de biotecnologia.

O evento faz parte da série de atividades prevista no âmbito do projeto World Biotech Tour (WBT), iniciado em 2015. Selecionado pela Associação de Centros de Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos (ASTC, na sigla em inglês) para sediar o WBT 2017, o Museu da Vida está nessa iniciativa junto com outros quatro museus ao redor do mundo. Para saber mais sobre o WBT, acesse o site.

Dentro do festival, também será realizada a segunda edição do evento Um dia com genômica no ensino médio, na sexta, dia 23. Alberto Dávila, chefe do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), é o organizador da iniciativa. Realizada pela primeira vez em 2016, a atividade deu início a uma nova fase do Programa IOC+Escolas. O programa busca incentivar e despertar a curiosidade científica dos estudantes e contribuir para a divulgação da ciência. 

Outras atividades estão sendo desenvolvidas este ano no WBT, como o Programa de Jovens Embaixadores, em que um grupo de estudantes de ensino médio está sendo acompanhado por profissionais do Museu para desenvolver projetos nas áreas de biotecnologia e divulgação científica. Ao todo, selecionamos 15 jovens, que realizarão seus projetos até novembro. Durante o festival, eles vão conversar com o público de um jeito bem descontraído sobre as atividades que estão realizando.

Pesquisadores, educadores e estudantes estão convidados a colaborar com a programação propondo atividades para o evento. Envie sua ideia pelo e-mail nedc.fiocruz@gmail.com.

Para conhecer a programação, acompanhe o site do Museu da Vida.

Serviço

Festival da Ciência
Data: 22 a 24 de junho de 2017
Horário: 9h às 16h30 (quinta e sexta) e 10h às 16h (sábado)
Local: O Museu está localizado na Fiocruz, no campus de Manguinhos, Avenida Brasil, nº 4365.
Para agendamento de escolas e mais informações, ligue para (21) 2590-6747. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar