Coronavírus

Por Felipe Grandin, G1


Pesquisadores brasileiros que atuam no país e no exterior desenvolveram ferramentas abertas para monitorar e tentar prever o avanço do novo coronavírus (e da Covid-19) no Brasil. Um dos objetivos é fornecer dados confiáveis para que governos e pessoas se preparem para lidar com o crescimento da doença.

Essas ferramentas são abertas e podem ser acessadas gratuitamente por qualquer pessoa na internet. 

SimulaCovid ajuda prefeituras em todo o Brasil a se preparar para a pandemia do coronavírus — Foto: Reprodução

SimulaCovid-19

O SimulaCovid, ou Coronacidades, mostra o número de leitos e respiradores em cada município, com dados do SUS, e calcula quantos serão necessários para atender os pacientes com Covid-19, entre outra funcionalidades.

A ferramenta foi criada para ajudar as prefeituras a se preparar para atender os doentes e permite que sejam simuladas diferentes iniciativas de contenção, como o isolamento social, o fechamento de comércio e a proibição de circulação.

O projeto é da instituição sem fins lucrativos Impulso, que dá suporte a prefeituras em todo o país, em parceria com o Instituto Arapyau, e contou também com a ajuda de um grupo de voluntários de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras.

"O que a gente escutou, de todos os secretários, prefeitos de todos os municípios que a gente atua, foi essa preocupação muito grande com entender como a Covid-19 vai chegar ao município e especialmente as preocupações com o sistema de saúde estar ou não preparado para lidar com essa ameaça naquele município", conta João Moraes Abreu, cofundador da Impulso e mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard.

"A ferramenta permite que o município entenda quantos casos já existem e, a partir daí, um modelo epidemiológico vai simular o que a gente espera que aconteça com a evolução do número de casos naquele município e, mais importante nesse caso, quantas pessoas vão precisar de leitos hospitalares e quantas vão ter uma necessidade de saúde tão grande que vão precisar de atendimento intensivo. E aí, portanto, ela vai precisar de ventiladores ou respiradores."

MonitoraCovid-19, criado pela Fiocruz, permite comparar evolução da pandemia nos municípios e estados brasileiros com outros países — Foto: Reprodução

MonitoraCovid-19

Já o MonitoraCovid-19, criado pela Fiocruz em parceria com o IBGE, permite monitorar a pandemia e mostra o avanço da doença, ou seu “fator de crescimento", nas cidades, estados e em todo o país. Também é possível comparar os dados brasileiros com os de países que estão em graus mais avançados da pandemia.

Com ajuda da ferramenta, os especialistas podem identificar quais os padrões de disseminação da doença. Como há diferentes ações sendo adotadas em cada local, os pesquisadores acreditam que o sistema seja útil para comparar a efetividade das diferentes medidas de enfrentamento adotadas diante da pandemia, como a restrição de mobilidade. 

"O que a gente tem observado é que a curva epidêmica do Brasil segue padrões de alguns países que tiveram uma maior ocorrência da doença, como Itália, Espanha e o princípio da epidemia nos Estados Unidos", explica Diego Ricardo, epidemiologista e pesquisador da Fiocruz. 

"Acho que a gente tem uma posição relativamente boa porque chegou para a gente depois. Então essas medidas de isolamento que a gente está adotando agora são extremamente necessárias. É difícil para a população entender, principalmente para quem vive no interior, onde há poucos casos. Mas poucos casos podem se disseminar muito rápido. E essa é a grande preocupação que a gente tem o afogamento do sistema."

Usando a ferramenta, os pesquisadores já identificaram também que os casos estão se espalhando em direção às regiões Sul e Nordeste do país, principalmente no litoral. A expectativa dos cientistas da Fiocruz é que o novo coronavírus avance para o interior nas próximas semanas e para cidades menores, o que preocupa pela falta de equipamentos hospitalares.

Além dos casos e mortes pela doença, o MonitoraCovid-19 mostra ainda a taxa de letalidade, que muda de acordo com a quantidade de testes realizada em cada local.

Painel Coronavírus Brasil, criado por pesquisadores da Rede Covida, mostra avanço do coronavírus e projeção para os próximos dias — Foto: Reprodução

Painel Coronavírus

O Painel Coronavírus mostra de forma bem clara e objetiva o crescimento do número de casos e mortes por Covid-19 em cada estado e faz uma projeção do avanço da doença nos próximos dias.  A plataforma foi desenvolvido pela Rede CoVida, uma iniciativa do Cidacs/Fiocruz Bahia e da Universidade Federal da Bahia, que reúne colaboradores de diversas instituições científicas de forma solidária.

Coronavírus Brasil, feito por pesquisadores da Universidade Rice, mostra vários dados sobre o coronavírus em uma só tela — Foto: Reprodução

Coronavírus no Brasil

Criada por pesquisadores da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, a plataforma reúne os principais dados de maneira resumida em uma só tela. Na ferramenta, é possível monitorar o número de casos e mortes confirmadas por cidade, estado e no Brasil, assim como o crescimento nos últimos dias.

Brasil Sem Corona

Qualquer cidadão pode baixar o aplicativo Colab gratuitamente em seu celular e fornecer informações sobre o seu estado de saúde, para construir coletivamente um grande mapa nacional de risco, que está disponível na plataforma Brasil Sem Corona. A plataforma foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros da Universidade de Zurique e do LIKA-UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!