Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

EPSJV amplia vagas e oferece novo curso de biotecnologia

Foto de estudantes da escola politécnica realizando um trabalho de pesquisa em grupo

15/07/2016

Por: Talita Rodrigues (EPSJV/Fiocruz)*

Compartilhar:

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) ampliou a oferta gratuita de vagas para a formação técnica integrada ao ensino médio a partir de 2017. No próximo ano, a Escola vai oferecer o Curso Técnico de Nível Médio em Biotecnologia, além das habilitações de Análises Clínicas e Gerência de Saúde, ampliando o número de vagas do processo seletivo de 64 para 96 por ano. O curso será oferecido em parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). O edital do Processo Seletivo 2017 da EPSJV foi lançado nesta quinta-feira (14/7), já incluindo a oferta do novo curso.

O professor da EPSJV, Leandro Medrado, explica que a Biotecnologia se refere ao uso de organismos vivos ou partes deles para modificar outros produtos e que é aplicada em diversos processos como a modificação genética de plantas e animais; a produção de medicamentos e vacinas; e o desenvolvimento de novas terapias; entre outras áreas. “É uma área em crescimento no Brasil e que necessita de formação qualificada. No Sistema Único de Saúde (SUS), a formação dada neste curso pode ser aplicada no desenvolvimento de kits de vacinas, hemoderivados e outros produtos, além de pesquisas com células-tronco e terapias gênicas”, explica Leandro, acrescentando que, no estado do Rio de Janeiro, existem atualmente apenas três cursos de Biotecnologia para o nível médio, que são oferecidos pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto ORT (privado). O técnico em Biotecnologia em Saúde Humana é o profissional que auxilia e executa atividades laboratoriais e industriais relativas aos processos biotecnológicos aplicados ao desenvolvimento de novos produtos e processos e à produção de vacinas, diluentes, biofármacos e reativos para diagnósticos.

O diretor da EPSJV, Paulo César de Castro Ribeiro, destaca a importância de ampliar a oferta de vagas na educação pública, oferecendo oportunidade de formação de qualidade para jovens. “Em um momento de proposições de redução do papel do Estado na saúde e educação, é importante ampliar a oferta de formação pública de qualidade, bem como trazer para um segmento profissional muito voltado para o mercado, uma visão crítica sobre o trabalho e a saúde pública”, diz o diretor. Ele arescenta que existe uma ampla possibilidade de incorporação dos alunos formados no curso no setor público, seja diretamente em instituições públicas de produção ou no desenvolvimento de novas pesquisas e materiais, realizadas por instituições públicas diretamente ligadas ao SUS, ou indiretamente, como universidades e outros institutos de pesquisa.

O corpo docente do curso será formado por professores da EPSJV e profissionais de Bio-Manguinhos e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz). A estrutura curricular do curso foi pensada em conjunto entre as três instituições e o curso terá ênfase em Biotecnologia em Saúde Humana. Assim como as outras habilitações oferecidas pela EPSJV – Análises Clínicas e Gerência de Saúde – o Curso Técnico de Biotecnologia terá a duração de quatro anos, em período integral.

Sobre o processo seletivo

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promove anualmente um processo seletivo público para o preenchimento de vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nas habilitações: Análises Clínicas, Biotecnologia e Gerência em Saúde. As inscrições começam em 29/8 e deverão ser feitas no site da EPSJV a partir do dia 29 de agosto.

Estudantes interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem fazer o pedido entre os dias 8 e 17 de agosto. A EPSJV adota o sorteio público no lugar da classificação por nota, no entanto, esse sorteio é precedido por uma prova que deverá aferir conhecimentos mínimos necessários ao ingresso no curso.

O objetivo da EPSJV é radicalizar aquele que talvez possa ser considerado o maior princípio do seu projeto político-pedagógico: a defesa do direito à educação pública gratuita e de qualidade. E a EPSJV está convencida de que a melhor forma de garantir esse direito é tornar o acesso a essa educação cada vez mais democrático.

Importante destacar ainda que o processo seletivo da EPSJV, desde 2013, pratica a política de cotas tal como prevista pela Lei nº 12.711/2012.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital ou na página do processo seletivo  

* Com informações da página do processo seletivo

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar