Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Encontro temático “Saúde, Racismo e Gênero” acontece nesta sexta (6/10)


05/10/2017

Fonte: Cooperação Social da Fiocruz

Compartilhar:

No dia 6 de outubro, a Tenda da Ciência da Fiocruz recebe o evento 1º Encontro temático “Saúde, racismo e gênero: mulheres jovens presentes!, em Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro, de 8h às 16h30. O evento integra ciclo de oficinas e debates proposto pela Agenda Jovem Fiocruz, aproximando academia e sociedade civil organizada em torno de temas comuns ao campo da saúde e das juventudes. A Oxfam Brasil, Embaixada Britânica, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e a ONG Fase estão entre os parceiros na realização.

A programação prevê um dia de atividades, com plenárias e rodas de conversa junto a coletivos de mulheres jovens do Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Distrito Federal. O objetivo é que se produza um ambiente para troca de conhecimentos e metodologias que contribua com a prática cotidiana desses coletivos.  As organizações Ação Educativa, Crioula, Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e Instituto Pólis, que integram o Programa Juventudes e Desigualdades Urbanas da Oxfam Brasil, também marcarão presença.

“A série de encontros é parte da construção de diretrizes que orientem uma política da Fiocruz para juventudes. E não há como falar em direitos da juventude sem considerar que os principais indicadores apontam que as mulheres negras são mais afetadas pelas desigualdades socioeconômicas em suas múltiplas dimensões”, explica André Sobrinho, servidor da Presidência da Fiocruz que foi consultor da Secretaria Nacional de Juventude em 2013, à época da aprovação do Estatuto da Juventude.

A Agenda Jovem é uma instância de construção coletiva na Fiocruz para ações, pesquisas, serviços e intervenções para fortalecer a interação entre o campo da saúde e o campo das políticas públicas de juventude. Desde 2016, a agenda também é responsável pelo eixo “Adolescências, juventudes e habilidades para a vida” do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fiocruz e o UNFPA.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar