Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Encontro às Quintas debate projetos de educação no DF e em SP (1927-1935)


04/04/2018

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Vencedora do Prêmio Capes de Tese em História 2017, a pesquisadora Ana Rocha será a primeira convidada do Encontro às Quintas em 2018. Com o tema Experiências norte-americanas e projetos de educação no Distrito Federal e em São Paulo (1927-1935), a historiadora fará sua apresentação no dia 5 de abril, às 10h, no Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ).

Ana Rocha é especializada na área de história da educação, com especial atenção ao intercâmbio de ideias entre Brasil e Estados Unidos. Seu trabalho foi desenvolvido entre 2012 e 2016, com período de estudos na New York University, onde recebeu orientação do professor Thomas Bender. A tese Experiências Norte-Americanas e projetos de educação no Distrito Federal e em São Paulo (1927-1935): Anísio Teixeira, Noemi Silveira, Isaías Alves e Lourenço Filho foi defendida em 2016 no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS-COC/Fiocruz) sob a orientação do professor Robert Wegner.

Em sua apresentação no Encontro às Quintas, Ana Rocha discutirá a trajetória dos educadores brasileiros no contexto da renovação e estruturação do sistema educacional do país. O ponto de convergência que a historiadora utiliza é a viagem de estudos que Anísio Teixeira, Noemy Silveira, Isaías Alves e Lourenço Filho fizeram aos Estados Unidos e a experiência que tiveram no Teachers College da Universidade de Columbia, em Nova York. 

Além de examinar o contexto de internacionalização do pensamento científico e educacional que propiciou esses intercâmbios, nas décadas de 1920 e 1930, a pesquisadora também analisa as diferentes experiências que cada um desses intelectuais vivenciou, no contexto universitário norte-americano, os objetivos que possuíam em suas viagens de estudos e os trabalhos que desenvolveram quando retornaram ao Brasil.

Encontro às Quintas

Coordenação: Tânia Salgado Pimenta
Convidada: Ana Rocha
Data: 5 de abril
Horário: 10h
Local: Sala 304/CDHS
Endereço: Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos (Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 3882-9095 | E-mail: historiasaude@coc.fiocruz.br

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar